Agência Jornal de Notícias
Da redação, Joângelo Custódio
Edvaldo Nogueira (PDT) e a Delegada Danielle (Cidadania) decidirão no segundo turno, no próximo dia 29 de novembro, quem será o futuro prefeito de Aracaju. O resultado foi confirmado matematicamente por volta das 22h17, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE).
Com 99,33% das urnas apuradas, o candidato à reeleição, Edvaldo, obteve 118,753 votos, ou 45,54%; enquanto Danielle somou 55.612 votos, ou 21,32%.
Os demais candidatos obtiveram, até aquele momento, os seguintes resultados: Rodrigo Valadares (PTB), 10,89%, Márcio Macedo (PT) 9,54%, Lúcio Flávio (Avante) 4,74%, Georlize (DEM) 3,38%, Alexis Pedrão (PSOL) 3,19%, Delegado Paulo Marcio (DC) 0,24%, Almeida Lima (PRTB) 0,22%, Gilvani Santos (PSTU) O,22% E Juraci Nunes (PMB) 0,11%.
O resultado se assemelha com o que fora divulgado nas pesquisas de intenção de voto, sempre com a delegada no encalço do atual prefeito.
Atraso
O sistema da Justiça Eleitoral para a divulgação em tempo real dos resultados das eleições passou por um atraso na atualização das informações.
Segundo o TSE, o atraso na divulgação dos dados aconteceu porque o processo nestas eleições foi concentrado no sistema do próprio TSE com o objetivo de proteger os dados contra ataques de hackers.
Segundo o TRE-SE, os nomes dos candidatos vencedores seriam conhecidos às 19h, mas esse prazo teve que ser postergado. “Houve demora porque a totalização passa pelo TSE, em virtude de uma maior segurança para evitar ataques cibernéticos e garantir o voto do eleitor”, justificou o coordenador de planejamento, estratégia e gestão do TRE/SE, Marcelo Gerard.
Conheça o perfil dos candidatos
Delegada Danielle – A candidata da coligação Compromisso, Esperança e Verdade (Cidadania / PSB / PL / PSDB), de 43 anos, é servidora pública estadual. Ela declarou R$ 460 mil em bens.
Edvaldo – O candidato da coligação Pela Vida, pela Cidade (PCdoB / PSD / PDT / MDB /PV / PP / PSC / Solidariedade / Republicanos), de 59 anos, tem ensino superior incompleto. Ele é o atual prefeito de Aracaju e tenta a reeleição. Edvaldo declarou bens no valor de R$ 1,4 milhão.