O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará viagens para eventos institucionais na Bahia, no Rio Grande do Norte e em São Paulo nesta semana para fazer campanha com aliados. A ideia é que o petista use horários “fora do expediente” nas cidades em que fará cerimônias de governo para subir nos palanques de candidatos da base de apoio.
“Nós consideramos que existe neste 2º turno um embate em algumas capitais onde, como eu já falei, lideranças da frente ampla de pessoas que apoiam o presidente Lula enfrentam verdadeiros ícones da extrema-direita. Vamos trabalhar, sim, não só o presidente, mas o conjunto de ministros tem essa disposição”, afirmou o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), nessa segunda-feira (14).
Segundo apurou o Poder360, o evento em Natal, com Natália Bonavides (PT), ainda não tem horário confirmado. Pode ser realizado bem cedo, na hora do almoço ou de noite, fora da agenda oficial. Ambos os lados esperam a confirmação do horário da viagem presidencial para divulgar o ato de campanha.
Oficialmente, Lula vai à capital do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (16) para anunciar investimentos do governo federal no estado.
No dia seguinte, na quinta-feira (17), o petista vai a Salvador (BA) para anunciar uma expansão do Programa Pé de Meia, de incentivo a estudantes de Ensino Médio. Neste caso, ele deve esticar a viagem até Camaçari (BA), onde o candidato do PT, Caetano, teve apenas 559 votos a mais que seu oponente do União Brasil, Flávio. Ambos foram para o 2º turno.
Na última semana, essa estratégia já foi utilizada por Lula. Depois de fazer dois eventos institucionais ligados à educação em Fortaleza (CE), o presidente participou de um ato de campanha com Evandro Leitão (PT).
Depois, seguiu para Belém (PA), onde participou da festa do Círio de Nazaré ao lado do governador Helder Barbalho (MDB), principal cabo eleitoral de Igor Normando (MDB), que disputa o 2º turno na cidade contra o Delegado Eder Mauro (PL).
Lula acelerou seus compromissos eleitorais no 2º turno. Já gravou vídeo com a maioria dos candidatos e começou a aproveitar as viagens que não fez no 1º turno. Ele embarca no domingo (20) para a Rússia, onde participa da Cúpula do Brics no início da próxima semana.
Na sexta-feira (18), o presidente desembarca em São Paulo. Além de fazer um balanço sobre o Acredita, programa que incentiva crédito para pequenos empresários, deve participar de atos eleitorais a partir da noite de sexta e durante todo o sábado (19). A ideia é que o petista visite, além da capital, as cidades de Mauá e Diadema.
Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faz uma série de visitas nesta semana às cidades com candidatos do PL no 2º turno. Ele é considerado o principal cabo eleitoral do partido para as eleições municipais. O Poder360 adiantou a estratégia do ex-presidente em tentar angariar votos para essas cinco cidades na quinta-feira (10).
Eis a agenda de Bolsonaro:
– Segunda-feira (14) – Cuiabá (MT): candidato Abilio Brunini (PL);
– Terça-feira (15) – Manaus (AM): candidato Capitão Alberto Neto (PL);
– Quarta-feira (16) – Santarém (PA): candidato JK do Povão (PL);
– Quinta-feira (17) – João Pessoa (PB): candidato Marcelo Queiroga (PL);
– Sábado (19) – Belo Horizonte (MG): candidato Bruno Engler (PL).
O PL elegeu dez prefeitos no 1º turno do G103, grupo de cidades com mais de 200 mil eleitores. O resultado, ainda sem o 2º turno, já é o melhor da legenda desde 2000. Em 27 de outubro, 23 candidatos da sigla disputarão o 2º turno.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro têm candidatos disputando o 2º turno das eleições municipais em 18 cidades.
Fonte: Poder360