O MDB e o PSD, partidos que mais elegeram prefeitos em capitais, vão governar mais de 26,8 milhões de habitantes com o resultado do segundo turno das eleições neste domingo (27). Cada sigla elegeu novos governantes municipais em cinco capitais.
A conquista da prefeitura de São Paulo, com a eleição de Ricardo Nunes, deu ao MDB ampla vantagem no ranking. A capital paulista é o município mais populoso do país, com 11,9 milhões de habitantes.
O partido também conquistou o comando das capitais Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS) e Belém (PA), que juntas somam 3,4 milhões de habitantes. Do primeiro para o segundo turno, o MDB foi o partido que mais ganhou prefeituras de capitais, conquistando três.
O PSD conquistou o comando de São Luís (MA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), que somados representam 11,8 milhões de brasileiros.
Na lista de maiores populações em capitais, em terceiro lugar, distante das duas primeiras siglas, está o União Brasil com 5,4 milhões de habitantes distribuídos em quatros capitais.
Veja o ranking completo
– MDB: 5 capitais (14,9 milhões de habitantes)
– PSD: 5 capitais (11,8 milhões de habitantes)
– União: 4 (5,4 milhões de habitantes)
– PL: 4 (2,6 milhões de habitantes)
– PP: 2 capitais (1,7 milhão de habitantes)
– Podemos: 2 capitais (763 mil habitantes)
– Republicanos: 1 capital (322 mil habitantes)
– PSB: 1 capital (1,4 milhão de habitantes)
– PT: 1 capital (2,4 milhões de habitantes)
– Avante: 1 capital (2,06 milhões de habitantes)
Os partidos de Centro tiveram protagonismo nas eleições deste ano. Os partidos que formam o chamado Centrão, que incluem PSD e MDB, vão administrar 3.500 mil municípios a partir de 2025. O número equivale a 62% das cidades brasileiras.
O PSD foi o partido com mais vitórias no segundo turno e se consolidou como a sigla com mais prefeitos eleitos, somando 887.
O MDB está na segunda posição, com 855 prefeituras conquistadas, enquanto o PP totalizou 747. Na sequência, União Brasil e o PL somaram 583 e 516 prefeituras, respectivamente.
Já o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encerrou as eleições de 2024 com 252 prefeituras, com apenas uma capital: Fortaleza (CE).
Fonte: CNN Brasil