ARACAJU/SE, 26 de outubro de 2024 , 17:26:42

logoajn1

Ministro do Desenvolvimento lança programa “Criança Feliz”

 

Da redação, AJN1

 

O ministro Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, esteve em Aracaju nesta terça-feira (21), para o lançamento do programa Criança Feliz, do Governo Federal, no estado de Sergipe. Ele foi recebido pelo governador Jackson Barreto, que, na ocasião, assinou o termo de adesão.  A iniciativa objetiva incentivar as famílias a cuidar melhor das suas crianças, por meio de visitas promovidas por assistentes sociais, orientado as famílias a respeito de questões como promover proteção, estímulo e garantia da saúde. Inicialmente, serão 62 municípios e 7.500 crianças assistidas.

“É um programa prioritário do Governo Federal que vai ser executado até o fim, ou seja, terá continuidade. O Criança Feliz vai fortalecer e estimular o vínculo afetivo. As visitas domiciliares serão realizadas semanalmente. As crianças com Microcefalia receberão acompanhamento até os seis anos. Os visitadores têm que ser profissionais capacitados e com atuação intersetorial e devem ter ligação com a comunidade. Eles vão avaliar o ambiente familiar e identificar fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral da criança, vão orientar sobre cuidados essenciais nos primeiros anos de vida e vão estabelecer vínculos entre as famílias e promover serviços de diferentes áreas, a exemplo da saúde e assistência social. Os visitadores serão como anjos da guarda”, ressaltou o ministro.

Para Jackson Barreto, pensar nas crianças é ter uma preocupação com o futuro do seu estado e do seu país. “Estamos pensando nas crianças oriundas dos programas Bolsa Família e em outras que têm qualquer tipo de deficiência para que elas tenham estímulo, incentivo e a participação do governo para seu acompanhamento”, destacou Jackson Barreto.

O termo de adesão do Governo de Sergipe ao programa Criança Feliz do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário prevê a criação de um Comitê Gestor Intersetorial, com a participação de representantes (titular e suplente) da Secretarias de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), Justiça (Sejuc), Educação (Seed), Saúde (SES) e Cultura (Secult). O vice-governador Belivaldo Chagas acredita que essa integração entre as diferentes pastas é essencial e que a vinda do ministro é um gesto importante para Sergipe.

Com informações da A

SN

 

Você pode querer ler também