ARACAJU/SE, 1 de novembro de 2024 , 16:30:38

logoajn1

Em derrota para Doria, comissão exclui votos de 92 prefeitos e vice-prefeitos nas prévias do PSDB

 

A comissão das prévias do PSDB impôs uma derrota ao governador paulista João Doria, que disputa a eleição interna do partido com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Segundo a decisão, 92 prefeitos e vice-prefeitos de São Paulo que tiveram suas filiações contestadas por apoiadores de Leite não terão direito a voto nas prévias que escolherão o candidato do PSDB à Presidência da República em 2022. Eles não poderão votar pelo aplicativo nem presencialmente, em cerimônia marcada para o dia 21 de novembro, em Brasília.

A decisão foi tomada de forma unânime em uma reunião virtual realizada na segunda-feira e cujo resultado foi divulgado no início da tarde desta terça.

Segundo os aliados de Eduardo Leite, o diretório do PSDB de São Paulo cadastrou irregularmente os políticos no sistema interno da sigla com datas retroativas às assinaturas das fichas de filiação.

Conforme as regras do PSDB, somente os filiados até 31 de maio deste ano poderão participar do processo de escolha do candidato presidencial tucano.

A comissão entendeu que 44 filiados apresentaram declarações e fichas de filiação que não comprovam a filiação regular até aquela data. Ainda conforme a decisão da comissão das prévias, outros 48 filiados, apesar de intimados a comprovar as filiações, “restaram silentes, caracterizando evidente desinteresse em comprovar as datas de suas filiações”.

Há possibilidade de recurso de ordem individual. Os que se sentirem lesados com a decisão da comissão poderão recorrer em até três dias.

A reportagem procurou o presidente do diretório estadual do PSDB, Marco Vinholi, e aguarda manifestação sobre a decisão da comissão.

Revés
Integrantes do PSDB paulista consideraram a decisão da comissão um revés “preocupante” para o grupo que busca eleger Doria. Há ainda a possibilidade de recurso à Executiva Nacional da legenda. No entanto, a chance de reverter a decisão é considerada pequena por pessoas próximas aos advogados que atuam para o partido.

Em nota, o presidente do diretório do PSDB de São Paulo, Marco Vinholi, diz que a decisão da comissão das prévias não tem relação com fraude ou irregularidade, como acusaram aliados da candidatura de Leite.

“A discussão em questão não tem nenhuma relação com fraude ou irregularidade, e sim com a permissão de participação no

processo eleitoral do partido com os filiados de todo o Brasil que integraram a lista do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] pós 31 de maio”, afirmou.

Também em nota, o governador gaúcho disse que a comissão das prévias “agiu para manter o jogo eleitoral dentro das regras acordadas”.

Fonte: Valor

Você pode querer ler também