Da redação, AJN1
Maria do Carmo Alves (PP-SE) publicou, nesta quarta-feira (1), em suas redes sociais, um texto de despedida do Senado Federal. A agora ex-parlamentar, que não disputou nenhum cargo eletivo em 2022, representava Sergipe no Senado desde 1999, encerrando, no início de 2023, seu terceiro mandato.
No texto, Maria lembrou que foi a primeira senadora eleita por Sergipe e manifestou seu orgulho de contribuir para a causa das mulheres.
“Há exatamente 24 anos, quando assumi o meu primeiro mandato como Senadora, iniciava o segundo governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Estávamos ainda nos adaptando ao bem-sucedido Plano Real, que estabilizou, de forma consistente, nossa economia. O processo de redemocratização e a Constituição Cidadã de 1988 se consolidavam e tenho orgulho de ter contribuído com esse processo”, escreveu ela.
Maria afirmou ainda que um dos seus grandes sonhos, ao longo desses anos, “sempre foi a transformação da educação brasileira para dar oportunidade a todos os nossos jovens. Finalizo hoje meu mandato esperançosa e com a certeza de que cumpri meu dever para o avanço do sistema de ensino brasileiro”.
E prosseguiu, nostálgica. “Como primeira senadora mulher eleita em Sergipe, não poderia deixar de ter como uma das minhas prioridades a pauta feminina. Nesse sentido, trabalhei continuamente para enfrentar a violência doméstica contra a mulher e garantir o espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico”.
Por fim, agradeceu a todo o povo sergipano pela confiança. “Não conseguiria fazer em poucas linhas um resumo do que vivi nesses últimos vinte e quatro anos representando o meu estado e a minha gente. Então, gostaria, de forma muito breve, agradecer aos servidores do Senado Federal e a cada colega Senadora e Senador com quem tive oportunidade de conviver e aprender ao longo desses três mandatos. Desejo serenidade e equilíbrio a todos que hoje tomam posse, pedindo que nunca esqueçam que a política é a luta pela felicidade humana. Agradeço ainda a cada sergipana e sergipano que confiou em mim para ser uma voz por Sergipe. Que Deus ilumine nossa Nação e nosso povo e que o Brasil siga no caminho do desenvolvimento, da igualdade e oportunidades”.