ARACAJU/SE, 30 de outubro de 2024 , 22:15:51

logoajn1

Em Umbaúba, comissão do Senado acompanha investigações da morte de Genivaldo

Da redação, AJN1

Senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) estiveram no município de Umbaúba nesta terça-feira (14), região Sul de Sergipe, com o objetivo de acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades no caso da morte por asfixia de Genivaldo de Jesus Santos, em abordagem realizada por agentes da Polícia Rodoviária Federal em Umbaúba no último dia 25 de maio.

Este é o segundo e último dia de trabalho da comissão em Sergipe, que desembarcou ontem em Aracaju para reuniões com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e governo de Sergipe.

Hoje, os senadores se reuniram com o prefeito da cidade, Humberto Maravilha, e vereadores. Os senadores também  conversaram com a família de Genivaldo, além de ouvir a comunidade, vítimas e testemunhas de outras supostas arbitrariedades cometidas por policiais.

“Tivemos a informação, aqui, de que já há um novo inquérito aberto pela Polícia Federal que trata de uma eventual agressão cometida contra alguns jovens em Umbaúba. Saímos daqui com uma boa expectativa de que as coisas vão se esclarecer da melhor maneira possível”, explicou Humberto Costa.

Para Humberto Costa, as dúvidas foram esclarecidas pela Polícia Federal. Ele afirmou que a demora na conclusão das investigações é decorrente da preocupação com o rigor técnico das perícias. O senador disse acreditar que em breve será possível dar uma resposta à sociedade sobre o ocorrido.

“Para nós, ficou evidente que está sendo feito um inquérito com absoluta e total isenção. Há uma preocupação muito grande de que tecnicamente ele esteja bem fundamentado para que uma possível denúncia tenha consistência”, disse o presidente da CDH.

Além do presidente da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE), participa da diligência o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que não integra o colegiado, mas foi convidado pela comissão a acompanhar a visita ao seu estado. Uma das reuniões foi com a Polícia Federal, que investiga o caso.

 

Você pode querer ler também