Da redação, AJN1
Os magistrados Geilton Costa Cardoso da Silva e Paulo Roberto Fonseca Barbosa, juntamente com o empresário José Wilson dos Santos, receberam na tarde desta segunda-feira (18) o Título de Cidadania Sergipana. De autorias do deputado Marcelo Sobral (União Brasil) e do ex-deputado Zezinho Sobral (PSB), as condecorações foram entregues em Sessão Especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Os títulos foram aprovados por unanimidade.
“Estamos prestes a completar o calendário de atividades parlamentares nesta Casa do povo, e começamos a semana com uma homenagem justa, necessária e cidadã, para os homenageados que muito honram a nossa bandeira. Este ato da Assembleia Legislativa é um gesto de reconhecimento por tudo que fizeram, fazem e devem produzir em prol do nosso amado estado de Sergipe”, destacou o deputado Marcelo Sobral (União Brasil), que presidiu a Sessão juntamente com os deputados Auréa Ribeiro (Republicanos) e Adailton Sampaio (PSD).
Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Geilton Costa Cardoso da Silva é também especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bacharel em Administração (UFRN), bacharel em Direito (UnP – Laureate Universities), e juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, sendo atualmente o Juiz Titular da 2ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Propriá e Membro Titular da Turma Recursal do Estado de Sergipe.
“Sou carioca de nascimento, mas atinjo a minha maioridade de 18 anos morando nesta terra abençoada e posso garantir que o sergipano é diferente, possui amplas características, mas em especial a força e a luta. Na história de Sergipe temos a história de Zé Peixe, as mangabeiras, os catadores de caranguejo; sou feliz em morar aqui; sou por ser oficializado sergipano. Aqui ficarei até o final”, ressaltou Geilton Costa Cardoso da Silva.
O outro magistrado homenageado foi Paulo Roberto Fonseca Barbosa. Ele é graduado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, atualmente juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, titular da Comarca de Canindé de São Francisco. Também responde como juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe, titular da 28ª Zona Eleitoral. Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Social da Bahia, mestre em Constitucionalização do Direito, com ênfase na área de Direito Penal, pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em Ciências Criminais pela Universidade de Lisboa (2018), com período de investigação na Universidade de Pádua (2021).
“Aqui em Sergipe me realizei como pessoa, profissional e ser humano. Tenho a plena convicção que a minha vinda para este estado foi um verdadeiro presente de Deus. Agradeço todas as noites por cada bênção, e uma delas foi a aprovação do meu nome para receber este reconhecimento”, agradeceu Paulo Roberto Fonseca Barbosa.
Setor empresarial
O empresário José Wilson dos Santos também foi condecorado com o Título de Cidadania Sergipana. Natural da cidade de Paripiranga, estado da Bahia, ele possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); atualmente é mantenedor da AGES – Empreendimentos Educacionais LTDA, diretor geral da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga e celetista do Centro Universitário AGES. É graduado em Letras, pós-graduado em Administração, com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais, possui MBA em Gestão Acadêmica e Universitária. Filho de Maria Batista Santos, ao longo dos últimos dois anos é principal é CEO do Grupo Vidam – Turismo, Inovação e Agronegócios.
Durante o uso da palavra, o homenageado revelou que acreditou em si próprio, no potencial do estado de Sergipe, e decidiu enfrentar a pandemia para fazer turismo. “Por mais que eu tenha sido julgado como louco por investir em um momento extremamente difícil, quero deixar claro que fiz isso por gostar de gente. Eu sempre acreditei no meu potencial, e mais ainda na estrutura que Sergipe nos proporciona. O governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo são entusiastas do turismo, e preciso agradecer por todo apoio concedido. Sinto-me orgulhoso por saber que estamos gerando emprego e renda para as famílias sergipanas e me sinto confortável em destacar que não vou parar por aqui. Vou seguir contribuindo para elevar o nome do estado de Sergipe, fazendo mais e melhor. Avante para a vida boa e para a felicidade de todos nós”, discursou.
Mesa
Além dos homenageados, a Mesa foi composta pelo secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, que representou o governador Fábio Mitidieri; pelo juiz de Direito Gustavo Adolfo Pereira, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE); além do secretário Municipal de Turismo Jorge Fraga, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira. O vereador Fabiano Oliveira também esteve presente na Sessão represeantando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
*Com informações Agência Alese