O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan , venceu as eleições presidenciais no segundo turno. Ele foi reeleito com 52,08% dos votos, contra 47,92% do adversário, Kemal Kilicdaroglu. Até o momento, 99,20% das urnas foram apuradas.
Recep Tayyip Erdogan governa o país desde 2003 e terá mais cinco anos na presidência. Ainda, os cidadãos da Turquia foram as ruas comemorar a vitória do presidente em um segundo turno inédito no país. Nas redes sociais, a população do Líbano também comemorou a reeleição de Erdogan.
Quando a mídia estatal divulgou que o presidente Erdogan estava praticamente eleito, ele comemorou nas ruas ao lado da esposa, aliados e apoiadores, fazendo um discurso agradecendo os votos.
“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos”, disse na frente da residência onde mora.
O presidente eleito votou em Istambul, já o adversário Kilicdaroglu, em Ancara. Ambos votaram acompanhadas das esposas por volta das 12h (6h – horário de Brasília). A eleição foi bastante polarizada.
Dinheiro para apoiadores
Erdogan ainda foi visto distribuindo dinheiro para apoiadores após votar neste domingo (28). Ele deu notas bancárias no valor de 200 liras (aproximadamente R$ 50). Segundo a agência Reuters, a atitude é considerada normal. Os adultos recebem dinheiro e as crianças recebem brinquedos.
Fonte: IG