ARACAJU/SE, 25 de outubro de 2024 , 14:21:53

logoajn1

Esplanada dos Ministérios é parcialmente bloqueada para eventos alusivos ao 8 de Janeiro, que ocorrem nesta tarde

 

A Esplanada dos Ministérios foi parcialmente fechada na manhã desta segunda-feira (8). A região está sob um forte esquema de monitoramento desde esta manhã, data que marca um ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Em função dos eventos em defesa da democracia – no Supremo Tribunal Federal (STF), às 14h, e no Congresso Nacional, às 15h –, o trânsito está bloqueado desde as 6h, a partir da Avenida das Bandeiras, antes do Congresso, até a L4 Sul.

Na S1 os carros podem descer até a L4. Não é possível retornar à N1 na altura do Palácio do Planalto. Pedestres podem circular tranquilamente.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), “o fechamento pode ser reavaliado e modificado, de acordo com as circunstâncias do dia e do evento, conforme avaliação das forças de Segurança Pública do DF”. A orientação é que os motoristas usem a N2 e a S2.

Esquema de segurança

Mais de 2 mil policiais militares estarão mobilizados para atuar, se necessário, na Esplanada, de acordo com a governadora em exercício do Distrito Federal (DF), Celina Leão (PP).

A Força Nacional terá 250 homens para garantir a segurança na área do Palácio do Planalto, segundo o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

Desde cedo havia a presença de homens da Força Nacional e da Polícia Militar.

Até o momento, não há qualquer manifestação cadastrada ou prevista para o local. “A Polícia Militar estará presente na Esplanada dos Ministérios, e, em caso de necessidade, poderá montar linhas de revista para impedir a circulação de pessoas portando objetos que possam causar risco ou perigo a bens públicos ou terceiros”, explicou a SSP-DF, em nota.

Além do policiamento presencial, as vias serão monitoradas por meio de câmeras e drones. As imagens são transmitidas ao vivo para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). As equipes de inteligência das corporações federais e distritais acompanham a movimentação nas redes sociais para identificar qualquer mobilização para o dia 8 de janeiro.

O Congresso Nacional estará isolado, de forma preventiva, com grades.

 

Fonte: Metrópoles

Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Você pode querer ler também