A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira (8), que os Estados Unidos “não podem se enganar”, porque “o maior parceiro comercial do Brasil é a China”.
A declaração, dois dias após o tarifaço de 50% imposto pelos EUA aos produtos brasileiros entrar em vigor, foi feita em Porto Velho (RO), onde Tebet participa do anúncio de investimentos no Estado ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros do governo.
“No momento em que o multilateralismo está sendo ameaçado, nós temos que respeitar os Estados Unidos. Nós precisamos dos Estados Unidos como parceiros comerciais. Mas os Estados Unidos não podem se enganar, o nosso maior parceiro comercial hoje é a China, é a Ásia”, disse Tebet.
Atrás da China, os Estados Unidos são o segundo maior destino das exportações brasileiras, tendo comprado US$ 40,4 bilhões em mercadorias do País em 2024.
Tebet lembrou que a China será parceira do Brasil na construção de um corredor ferroviário bioceânico, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico, por meio do Porto de Chancay, no Peru.
O projeto faz parte de um memorando de entendimento assinado entre Brasil e China no mês passado. “Vai ser a primeira ferrovia a interligar dois oceanos”, destacou.
Fonte: Terra