Sergipe pode se tornar um dos mais importantes hub de gás da Região Nordeste já a partir do próximo ano, tendo em vista os empreendimentos previstos para o Estado.
Para discutir esse e outros temas, acontecerá na sede da Fiesp, em 25 de abril, o Sergipe Day. Promovido pelo governo de Sergipe, Editora Globo e Fiesp, com o patrocínio do Banese, Commit Gás, TAG, VLI Logística e Eneva, o evento é voltado para empresas e entidades da área industrial que têm interesse no Estado, em especial as que desenvolvem atividades demandantes do uso intensivo de petróleo e gás natural, como o setor petroquímico, de fertilizantes, de cerâmica e de vidros.
Segundo a assessoria do governo sergipano, a programação contará com exposições da Petrobras, Eneva, Tag, Commit, VLI Logística e Unigel. As apresentações tratarão, especificamente, das expectativas existentes para novos investimentos, especialmente em decorrência da oferta futura de gás natural abundante a ser produzido em águas ultraprofundas da costa de Sergipe e o conjunto de medidas que o estado está implementando com o propósito de criar um complexo industrial para o consumo de gás no próprio estado.
Um dos destaques em operação é o Hub Sergipe da Eneva, localizado em Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju (SE). Ele conta com uma usina com capacidade de geração de 1,6 GW e uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação de gás natural (FSRU) com capacidade de regaseificação de 21 MMm³. A usina é movida a gás natural e gera energia em um ciclo combinado de gás e vapor. O gás natural utilizado chega na unidade na forma de gás natural liquefeito (GNL), depois é regaseificado na unidade de armazenamento. Após esse processo o gás é utilizado para gerar energia.
Fonte: Revista O Empreiteiro