O fundador da corretora de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, foi preso na noite desta segunda-feira (12) nas Bahamas após a polícia do país receber uma notificação formal dos Estados Unidos apresentando acusações criminais contra o empresário. Espera-se que os EUA peçam a extradição de Bankman-Fried.
Um tuíte do gabinete da Procuradoria dos EUA para o Distrito Sul de Nova York confirmou que procuradores indiciaram o ex-CEO do império FTX. “Esperamos abrir a acusação pela manhã e teremos mais a dizer nessa hora”, acrescenta o tuíte.
Está previsto para hoje (13) um depoimento de Bankman-Fried para o Congresso dos EUA no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
Promotores dos EUA investigam como os recursos mantidos pela operadora de exchange cripto foram transferidos para fora dos EUA enquanto o grupo seguia para falência, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto ouvida pela Bloomberg. Também analisam se a FTX utilizou recursos dos clientes para aplicações próprias, entre outras irregularidades.
Fonte: Valor