Da redação, AJN1
Cerca de 200 guardiões da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) irão atuar na segurança do pleito eleitoral do próximo domingo (2), em pontos fixo e com apoio de viaturas. A ação terá início às 4h e o encerramento ocorrerá somente após o recolhimento das urnas, por volta das 18h. A medida tem como finalidade garantir a segurança de todos os envolvidos no processo e coibir a prática de eventuais crimes eleitorais.
O planejamento operacional da segurança foi definido em reuniões realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), com a participação de órgãos de segurança pública municipais, estaduais e federais, visando a realização de uma eleição tranquila nos interiores e, principalmente, na capital. Nos encontros foram definidas as competências e as sessões eleitorais que ficariam sob a responsabilidade de cada órgão.
“A Guarda Municipal de Aracaju empregará seu efetivo na 1°, 2° e 27° zonas eleitorais. Nestes locais, manteremos guardiões de forma fixa, além do apoio de supervisores e subinspetores que atuarão em rondas motorizadas, dando todo o apoio necessário, de forma que os locais de votação tenham a presença ininterrupta de nossos homens e mulheres até o recolhimento das urnas no final do processo de votação, coibindo a prática de crimes de qualquer natureza, principalmente crimes eleitorais. Nestes casos, eles são orientados a realizar o flagrante e conduzir os suspeitos até a sede da Superintendência Regional da Polícia Federal”, explicou o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.
A Guarda Municipal de Aracaju atua na segurança dos locais de votação há alguns anos e, para 2022, preparou uma cartilha de orientação acerca dos principais crimes eleitorais cometidos no dia e nos locais de votação, além disso, realizou, durante a semana, uma reunião com os coordenadores operacionais e administrativos que ocuparão os papéis de supervisão, a fim de garantir nos locais sob sua responsabilidade um pleito tranquilo e seguro para os eleitores que forem exercer seu direito ao voto.
“A preparação e distribuição dessa cartilha entre nossos agentes serve para que os guardas municipais tenham uma atuação pautada única e exclusivamente no que preconiza a legislação eleitoral, contribuindo, desta forma, para que todos possam exercer seu direito ao voto com segurança e tranquilidade”, finaliza o diretor-geral da GMA.
*Com informações da AAN