Da redação, AJN1
Agora é oficial. O governador Belivaldo Chagas suspendeu os pontos facultativos nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, alusivos ao período de Carnaval. O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (4), em coletiva de imprensa no auditório do Palácio dos Despachos, logo após reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) que avalia o cenário epidemiológico da covid-19 em Sergipe nos últimos 14 dias.
Com essa decisão, sobe para 21 o número de estados que também cancelaram o feriado prolongado, são eles: PI, PB, PE, SP, PA, AM, RO, CE, GO, SC, RS, RN, AC, MG, RJ, BA, MT, AL, AP, PR e SE.
“Nada de ponto facultativo, expediente normal. Mas as pessoas me questionam: e o setor privado? A recomendação do Governo é que ele suspenda também, mas se não quiser suspender, cada um que defina a sua situação. O prefeito Edvaldo Nogueira já disse também que vai acompanhar a nossa decisão”, sentenciou o governador.
Em relação aos festejos carnavalescos, de acordo com Belivaldo, estão proibidos no período de 11 a 21 de fevereiro qualquer atividade festiva no estado de Sergipe. “Teremos uma força-tarefa unindo-se aos municípios, com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Defesa Civil para que a gente coiba de uma vez por todas”.
Ainda conforme o governador, nesse período, qualquer evento, em espaços fechados ou abertos, terá redução na capacidade de público. “Aquelas autorizações que nós temos de eventos fechados para até 100 pessoas, cai para 50. E em locais abertos, de 150 cai para 75. Depois desse período a gente volta ao que era antes. Vamos agir por conta dessa preocupação de aumento de contágio”, justificou.