ARACAJU/SE, 25 de novembro de 2024 , 10:35:18

logoajn1

Governador disponibiliza estrutura do Estado para mitigar efeitos das chuvas

O governador Fábio Mitidieri recebeu nesta terça-feira (7), a equipe da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), para acompanhar as ações de monitoramento e mitigação dos efeitos das fortes chuvas que caem no estado desde a última segunda-feira, 6. A previsão de chuva segue até às 11h desta quarta, 8, de acordo com o alerta emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Mitidieri mobilizou os serviços de todas as secretarias estaduais, a exemplo da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), para adotar medidas de segurança, prevenção e ajuda necessárias aos municípios que solicitarem, sobretudo os mais afetados, como Laranjeiras, Maruim e Riachuelo.

“Foram mais de 100 milímetros de chuva no estado em apenas oito horas, das 4h às 12h. Ou seja, é um volume muito alto, o que infelizmente provoca essa enxurrada. Nossas equipes já estão atuando para monitorar e mitigar os efeitos e dar todo o suporte necessário para a população”, declarou o governador.

Monitoramento

Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Luciano Queiroz, o estado conta com estações meteorológicas de monitoramento em tempo real, o que permite as melhores ações para mitigar os efeitos das chuvas em Sergipe. A atuação em parceria com as Defesas Civis municipais também contribui para mobilizações mais efetivas de atendimento às ocorrências.

“Desde o primeiro momento, a Defesa Civil monitora os alertas que são encaminhados, tanto pelo Instituto de Metrologias do Governo do Estado, quanto pelo Governo Federal. Assim, conseguimos fazer um monitoramento em tempo real da situação em cada município”, detalhou o tenente-coronel.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também