ARACAJU/SE, 27 de outubro de 2024 , 7:18:13

logoajn1

Governador visita canteiro de obras da maior termelétrica da América Latina

 

Da redação, AJN1

Na manhã desta quarta-feira (7), o governador Jackson Barreto visitou o canteiro de obras da maior termelétrica da América Latina, localizado na rodovia SE-100, no município da Barra dos Coqueiros, espaço no qual está sendo implantada a Usina Termelétrica Porto de Sergipe (UTE), primeiro projeto, entre os demais previstos para o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda. O investimento é da multinacional americana GE Power Services, que, nesta fase inicial, é de R$ 5 bilhões.

O empreendimento já emprega mais de 180 trabalhadores no seu canteiro de obras, desses, 85% são sergipanos. A fase atual da obra é de terraplenagem e estaqueamento das fundações. “Na próxima etapa da obra, nos trabalhos de fundação, ainda neste ano, já podemos chegar a 500 operários empregados aqui. Com a chegada das turbinas, no início de 2018, a estimativa será de 2 mil empregos diretos gerados ao longo do ano. A termelétrica é o melhor exemplo de superação da crise com trabalho. É o maior investimento feito pela iniciativa privada no estado”, afirmou Jackson Barreto.

O presidente das Centrais Elétricas do Sergipe (Celse), Eduardo Maranhão, explicou que essa primeira fase do Complexo será composta pela Usina Termelétrica, Linha de Transmissão e Instalações Marítimas (um navio está sendo construído na Coreia do Sul para ser usado instalações offshore, uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de gás natural, com sistema de ancoragem e gasoduto a ser implantado).

“O que está sendo feito aqui é a preparação da área do terreno para recebimento de três grandes equipamentos, toda ilha de potência, onde serão instaladas as turbinas a gás e a vapor, a subestação, assim como a torre de resfriamento que será instalada, isso vai compreender a Usina Termelétrica. O complexo envolve a usina, o terminal de regaseificação e também a linha de transmissão, que vai conectar a usina até a subestação Jardins, em Nossa Senhora do Socorro. Nas próximas semanas, deveremos iniciar os trabalhos da fundação, assim que recebemos a licença para isto. A partir daí, mais mão de obra será contratada. Toda contratação é feita diretamente pela GE e subcontratados da GE. O que nós, como contratantes e, como donos do empreendimento, temos o objetivo de sempre priorizar a contratação de mão-de-obra local. Existe um compromisso entre a GE e a Celse de priorizar, sempre que possível, os trabalhadores locais”, explicou Maranhão.

Segundo Eduardo Maranhão, a Usina está prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020, e terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts de energia elétrica. Para dimensionar o empreendimento deve-se assinalar que a UTE Porto de Sergipe poderá sozinha atender a 15% da demanda de toda a região Nordeste. Quando consolidado, é um projeto que equivale a usina de Xingó.

O presidente da Celse destacou ainda que o empreendimento de Sergipe terá o maior eficiente de geração de energia do mundo e já é usado como modelo internacionalmente. A previsão é que as obras se estendam por 36 meses, gerando cerca de 2.000 empregos diretos e até 5 mil indiretos, a partir da movimentação da economia local.

Com informações da ASN

 

Foto: Jorge Henrique/ASN

Você pode querer ler também