ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 17:23:06

logoajn1

Governo do Estado desiste de vender a Deso

Da redação, AJN1

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não será mais vendida. A decisão é do governador Jackson Barreto (MDB), que na manhã desta segunda-feira (26), assinou um ofício que torna sem efeito o contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estudos que previam a privatização da estatal, a qual possui 1.711 funcionários concursados e centenas de prestadores de serviços.

A ideia da privatização era do governo Federal, o qual queria desenvolver projetos de parcerias com iniciativa privada para a realização de investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário, buscando a universalização desses serviços nos Estados.

“É um momento histórico. Fico com a consciência tranquila, porque estou fazendo o que sempre fiz na minha história: defender o meu estado, o meu país e esses trabalhadores, até porque foi nosso governo que fez um concurso que levou a contratação de quase 700 novos trabalhadores. Tomei uma posição para manter o patrimônio do Estado, dos trabalhadores e da gente sergipana. Com esse ofício, suspendo o contrato e acabo com essa história de estudos e privatização da Deso”, defendeu o governador.

Pressão

Jackson admitiu que foi pressionado pelos diretores do BNDES para acelerar o processo. “Muitas vezes fui ao BNDES tratar a respeito dos recursos de obras de outros projetos e os gestores do Banco me questionaram sobre a questão da Deso. Mas não vou deixar a marca de que privatizei a Deso, acabando com a minha história, que sempre foi de luta popular. Vamos trabalhar para, a cada dia, melhorar a prestação desse serviço e sei que esse anúncio é uma motivação para os trabalhadores continuarem a fazer o seu melhor”.

O presidente da Deso, Carlos Melo, disse que o ato demonstra a coragem do governador. “Se fosse outro governador, que não tivesse essa visão, a Deso já estivesse privatizada. Jackson sofreu uma pressão muito grande e ainda vem sofrendo para elaboração desses estudos. A Deso passou por uma fase muito ruim, mas desde o início deste governo isso está mudando. Hoje, somos reconhecidos pela sociedade pelo serviço de qualidade que prestamos”.

Comemoração

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Sergipe (Sindisan), Silvio Sá, comemorou o anúncio. “Sei que Jackson Barreto não rasgaria sua história, traçada nos movimentos sociais. Coincidentemente, essa data nos chega próximo ao mês de março, quando comemoraremos o Dia da Água, no dia 22, e este é um grande agradecimento. Faremos uma grande passeata, mas, dessa vez, não em tom de protesto, mas de agradecimento por essa conquista”, afirmou Silvio Sá.

Você pode querer ler também