Da redação, AJN1
O governador do Estado, Belivaldo Chagas, afirmou que pretende privatizar a Sergipe Gás (Sergas), companhia de direito privado criada no ano de 1993 e que distribui gás natural canalizado aos diversos segmentos de mercado.
O anúncio foi feito durante o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSPG), que aconteceu ao longo desta segunda-feira (9), no teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e reuniu empresários e autoridades para debater as perspectivas do mercado do gás no Brasil e as potencialidades de Sergipe nesse cenário.
O governador informou que enviou um ofício solicitando ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a realização de estudo de modelagem e termos de um novo contrato de concessão para venda da Sergas, a ser apresentado pelo Estado aos sócios Gaspetro e Mitsui.
O Governo encaminhará o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa para solicitação de venda.
Investimentos
Na oportunidade, foi lançado o Edital de Chamamento Público para empresas interessadas em implantar loteamentos e condomínios na área do Complexo Industrial Portuário, onde o foco será a venda e locação de lotes e galpões para empresas interessadas em desenvolver atividades industriais, logísticas, de serviços e de apoio às atividades de produção e exploração de petróleo e gás. O desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Sergipe é uma das metas definidas pelo Plano Estratégico do Governo.
Belivaldo também autorizou a implantação do sistema de abastecimento de água para atender a região portuária da Barra dos Coqueiros e povoado Jatobá. “São quatro municípios que integrarão esse complexo, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro, Maruim e Laranjeiras”, pontuou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho.
Na solenidade, a Alliance GNLog, a Golar Power e o Grupo Maratá assinaram Protocolo de Intenções para viabilizar um período de teste do primeiro caminhão a GNL na frota nacional do Grupo Maratá, tendo como objetivo a partir deste êxito, a empresa se compromete a mudar 25% da sua frota para funcionamento GNL. Posteriormente, foi assinado Protocolo de Intenções entre a Golar Power e o Grupo Maratá para viabilizar o fornecimento de GNL para as Unidades do Grupo Maratá.
Outra medida formalizada nesta manhã foi o Termo de Cooperação entre o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse). Assim como o termo de parceria acordado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para estruturação, qualificação e desenvolvimento das empresas da cadeia de óleo e gás em Sergipe.