ARACAJU/SE, 4 de novembro de 2024 , 14:55:51

logoajn1

Governo pode anunciar hoje reabertura de mais atividades econômicas

Da redação, AJN1

O governador Belivaldo Chagas deve anunciar, nesta terça-feira (30), em coletiva à imprensa que acontece às 16h no Palácio de Despachos, em Aracaju, novas medidas de enfrentamento a covid-19 e o parecer dos Comitês Gestor de Emergência e de Retomada Econômica sobre a possibilidade de autorização para funcionamento de salões de beleza, barbearias, estabelecimentos de higiene pessoal e templos religiosos na capital e Grande Aracaju.

Desde ontem (29), o estado iniciou a “Fase Laranja” do plano de retomada da economia. Foram liberados o funcionamento de clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, além dos serviços especializados de podologia. Também puderam reabrir os escritórios de prestadores de serviços, a exemplo de publicidade e agências de viagem. As atividades de treinamento de desporto profissional também foram liberadas.

Parte do comércio também pôde reabir as portas, a exemplo de lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal; artigos para escritório, papelarias e livrarias. No entanto, na capital o horário de funcionamento ficou definido entre às 8h e 16 horas. Com exceção de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, o governo autorizou a reabertura a reabertura de salões de beleza, barbearia e estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas desde que obedeçam o limite de 30%.

Os setores da economia autorizados são obrigados a seguir as recomendações previstas no Plano de Retomada. Entre as orientações estão adaptações no atendimento, como distanciamento mínimo obrigatório de 1,5m entre as pessoas e entre as estações de trabalho; uso de máscara de proteção facial obrigatório para todos, seja em locais públicos ou privados; o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel 70% para cada funcionário.

Há ainda medidas de prevenção nos locais de trabalho, como a adoção de regimes de escala, revezamento, alteração de jornada e a flexibilização de horários de entrada, saída e almoço; bem como a recomendação de permanência em isolamento social às pessoas pertencentes ao grupo de risco e às que apresentarem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado.

Você pode querer ler também