Da redação, AJN1
O governador Jackson Barreto (PMDB) peitou os críticos e deu posse a sete novos secretários de Estado na manhã desta quinta-feira (26), em solenidade discreta no Palácio dos Despachos. Entre eles, o mais questionado pela classe política e imprensa: Almeida Lima, que deixa a Adema — onde teve uma atuação pífia —, para assumir uma pasta de importância coronária: a saúde, no lugar da competente enfermeira Conceição Mendonça, que vinha exercendo uma administração coerente diante de uma secretaria inchada e com dívidas até as tampas.
Os demais gestores são: Fábio Henrique, Turismo; Josué Modesto, Fazenda; Francisco Dantas, Adema; Antônio Hora, Esporte; José Augusto Pereira de Carvalho, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; e José Sobral, Inclusão Social.
Boa parte do secretariado do primeiro escalão não digeriu muito bem a indicação de Almeida. Um dos gestores de renome do governo, que preferiu não se identificar, disse que o governador “erra” ao chamar Almeida, devido ao seu "jeito turrão" e “autoritário".
Segundo fonte palaciana, quem indicou Almeida para o posto foi o secretário de Estado de Governo, Benedito de Figueiredo, contrariando o secretário de Planejamento, João Augusto Gama, que é contra.
Almeida Lima, que é primo de Jackson, já foi prefeito de Aracaju, deputado federal e senador. Foi no Congresso Nacional que recebeu a alcunha de "Rolando Lero" — personagem da Escolinha do Professor Raimundo —, em alusão aos seus discursos cheios de palavras pomposas e vazio de significado.
Missão
Durante a posse, Almeida disse que tem uma grande missão pela frente. “O desafio em ser secretário de saúde está exatamente nesta grande missão que o governador nos delegou, que é a administração dos assuntos da saúde. Eu vejo como uma pasta extremamente complexa, sobretudo diante das circunstâncias em que vivemos atualmente. Mas a capacidade humana está aí para enfrentar os desafios e nós estaremos marcadamente para atender as demandas da sociedade enquanto serviço de saúde pública”.
Empenho
O governador, por sua vez, se esquivou de explicar por que escolheu Almeida, e apenas pediu empenho aos novos empossados. “Empossei os novos integrantes da equipe de governo, pedindo a todos muita criatividade, dedicação e trabalho. Agradeço imensamente a todos os que estão deixando as pastas pelo trabalho realizado e desejo aos que estão chegando muito sucesso e que encarem esse grande desafio de trabalhar em tempo de crise com muita dedicação”.