O Palácio do Planalto informou, nesta quarta-feira (13), que a plataforma X recuperou a conta da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Em nota, o governo afirmou que o acesso foi recuperado dentro do “procedimento padrão”.
Os contatos entre X e Janja ocorreram por telefone. O procedimento para congelar a conta, segundo o Planalto, demorou aproximadamente uma hora e meia.
Só depois foi possível evitar que mais mensagens misóginas e violentas continuassem a ser publicadas.
O Planalto enfatizou que o prazo para retirada das agressões já publicadas levou mais de 12 horas, o que incluiu também os compartilhamentos de terceiros.
A nota também cita o auxílio da Polícia Federal. Segundo o texto, a corporação esteve no Planalto para dar apoio “no salvamento dos conteúdos publicados pelos hackers”.
PF instaura inquérito
A Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (PF) irá instaurar um inquérito policial para aprofundar as investigações sobre o ataque hacker à conta da primeira-dama Janja da Silva no X (antigo Twitter).
Durante o ataque, foram feitos posts com ofensas, xingamentos e conteúdos pornográficos como se fossem da primeira-dama.
Em nota, a Secom disse repudiar “veementemente o ataque hacker à conta da senhora Janja Lula da Silva”. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”.
Fonte: CNN Brasil