O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resiste à saída do ministro José Múcio Monteiro da Defesa. Segundo relatos de assessores do governo, o presidente tem afirmado que o ministro tem papel crucial na relação do Palácio do Planalto com as Forças Armadas.
A avaliação é de que Múcio conseguiu em pouco tempo ganhar a confiança do Alto Comando, tarefa difícil em meio à desconfiança dos militares em relação aos petistas.
Em janeiro, o presidente deve se reunir com o ministro para apresentar argumentos à sua permanência à frente da pasta, pelo menos até que um substituto seja definido.
Não é a primeira vez que chega ao Palácio do Planalto a sinalização de que Múcio quer deixar a pasta. No início deste ano, a mesma questão foi transmitida ao presidente, que, na época, conseguiu convencer o ministro.
Desta vez, no entanto, a percepção de assessores do governo é de que o ministro tem dado sinais mais concretos de cansaço. O presidente pretende fazer mudanças na equipe ministerial em fevereiro.
Lula tem afirmado, contudo, que não pretende nomear ministros que fiquem no cargo por apenas um ano. Ou seja, que deixem o cargo para ser candidatos na disputa eleitoral de 2026.
Fonte: CNN Brasil