Da redação, AJN1
Acatando pedido do Ministério Público Eleitoral, a 1ª Zona da Justiça Eleitoral suspendeu nesta segunda-feira (14), a diplomação dos vereadores eleitos por Aracaju, Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, ambos do PSC.
De acordo com a sentença, há indícios de fraudes, por conta do PSC, na cota de 30% reservada ao gênero feminino. Isso porque nas eleições realizadas em 15 de novembro deste ano, o partido teve quatro candidatas concorrendo a cargos do Legislativo e nenhuma delas, segundo o MP Eleitoral, recebeu votos, o que pode sugerir a orquestração de candidaturas ‘laranjas’, crime previsto em lei e condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Em nota enviada ao portal AJN1, o presidente do diretório municipal do PSC em Aracaju, Fernando Noronha, disse que a sentença será contestada na Justiça por haver uma série de elementos incongruentes e que não há razão de ser.
“A decisão está baseada na alegação de suposta fraude na cota do gênero feminino, sob o fundamento de que o PSC teve quatro candidatas com votação zerada e que por conta disse não teriam sido candidatas de verdade. Acontece que dessas quatro candidatas, três tiveram o registro indeferido pela própria Justiça Eleitoral e uma solicitou ao partido desistência da candidatura antes da eleição. Por isso, elas não tiveram votação. Portanto, a ação proposta não tem razão de ser e será devidamente contestada na Justiça Eleitoral”, diz o presidente.
Por fim, Noronha faz questão de deixar claro que confia na Justiça e que terá êxito na reversão da decisão. “Para finalizar, eu agradeço a oportunidade de esclarecer a verdade do ocorrido e dizer que tenho plena confiança na Justiça Eleitoral. Tenho certeza que reverteremos a decisão e os vereadores eleitos e suplentes do PSC serão devidamente diplomados”.
Na eleição deste ano, Sávio Neto de Vardo da Lotérica obteve 2.409 votos, enquanto Fábio Meireles somou 3.461 votos.
A cerimônia de diplomação dos 24 vereadores eleitos em Aracaju acontece no próximo dia 17 de dezembro, no teatro Tobias Barreto, sob responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE).
Texto atualizado às 17h29 para inserção da nota do presidente do PSC de Aracaju.