A deputada estadual Goretti Reis (PSD) apresentou o Projeto de Lei (PL), nº 172/2019, que pede o reconhecimento do município de Lagarto como “Centro da Agropecuária e dos Esportes Equestres” em Sergipe. O PL está em tramitação da Casa e passará por apreciação dos deputados.
De acordo com a justificativa do Projeto, o município sergipano é o terceiro em extensão territorial e às atividades econômicas estão expressivamente pautadas nos produtos agrícolas, com destaque para o cultivo da banana, milho, pimenta, acerola, tabaco, mandioca, plantas cítricas, entre outras.
A matéria destaca que Lagarto concentra, desde o ano de 1963, uma das vaquejadas mais tradicionais do Brasil, evento que é costumeiramente realizado no final dos mês de agosto, no Parque de Vaquejada Zezé Rocha. “O Parque é considerado um dos maiores e melhores do Brasil, recebendo vaqueiros de todo país e grandes apresentações de renomados artistas da música brasileira. Inquestionavelmente o município de Lagarto é referência estadual e até nacional do esporte equestre, em especial, da vaquejada, tanto quanto dos eventos agronegócios”, detalha o texto da justificativa do Projeto de Lei.
“Diante da consciente relevância da propositura apresentada, em conceder a cidade de Lagarto o título de Centro da Agropecuária e dos Espores Equestres, como forma de reconhecimento da grandeza deste setor para o desenvolvimento econômico do estado de Sergipe, conto com o apoio dos nobres pares para a aprovação do projeto de Lei”, externa no texto a deputada.
Fonte: Rede Alese