Na sessão plenária da última quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual, Linda Brasil (Psol), apresentou na tribuna uma denúncia importante sobre o Castramóvel do município de São Cristóvão. O veículo, que é essencial para controlar a natalidade de animais, se encontra parado, sem uso e gerando preocupações na população.
“Recebi a denúncia de que o Castramóvel de São Cristóvão está sem uso, faltando ser liberado o veterinário e um auxiliar. A pessoa denuncia que o Castramóvel é novo, mas está parado virando sucata, enquanto os protetores dos animais precisam de ajuda. Nossa mandata vai entrar em contato com a Prefeitura de São Cristóvão para entender melhor a situação e ver no que podemos ajudar”, pontuou a deputada.
O Castramóvel é uma política pública importante para o controle da natalidade de animais. O procedimento de castração previne doenças, prolonga a vida do animal, reduz a agressividade e, ainda, diminui a demarcação de território. Na capital sergipana, de acordo com a informação divulgada no site da Prefeitura Municipal de Aracaju, a castração de animais foi suspensa em fevereiro deste ano.
“Seis meses depois e a população não sabe se o serviço voltou a funcionar. Não há nenhuma divulgação sobre a utilização desse serviço. A população sergipana não pode ficar dependente de ações pontuais como o ‘Sergipe é aqui’, que leva esse tipo de ação. A gente precisa de políticas públicas efetivas e não pontuais quando vai realizar essas ações”.
“No site disponibilizado pela Prefeitura para fazer o cadastro online para castração de animais, a última informação de animais aguardando a castração é de 09 de setembro de 2022. Ou seja, já tem quase um ano que o castramóvel aqui da capital também não funciona”, alertou a deputada.