ARACAJU/SE, 17 de julho de 2025 , 3:54:51

Lula diz que Brasil adotará lei da reciprocidade em caso de aumento de tarifas pelo governo dos EUA

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. Ele voltou a falar que o Brasil é um país soberano com instituições independentes que “não aceitará ser tutelado por ninguém”.

A declaração consta em nota divulgada pelo Palácio do Planalto na noite dessa quarta-feira (9). “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, disse.

De acordo com ele, no Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. ”Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, comentou. “No contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática”.

Lula negou a informação de que a ideia de tarifar o Brasil esteja relacionada a um déficit americano, na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. Segundo o petista, as estatísticas do próprio governo americano comprovam um superávit dos Estados Unidos no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de US$ 410 bilhões ao longo dos últimos 15 anos.

“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, disse. “A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, finalizou.

Fonte: Valor Econômico

 

 

Você pode querer ler também