O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na lista de 2023 das cem pessoas mais influentes da revista Time, divulgada nesta quinta-feira (13).
Também estão na seleção os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidênte da Ucrânia, Olena Zelenska.
O jornalista norte-americano Evan Gershkovich, correspondente do “The Wall Street Journal” na Rússia e que foi preso este mês pelo serviço de segurança russo acusado de espionagem.
Na justificativa para a escolha de Lula, a revista, em um texto assinado pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, aponta que o presidente brasileiro está em sintonia com o “florescimento” da ação climática neste ano e será “fundamento nesta década decisiva” para o clima.
Gore, que também é ativista ambiental, chamou Lula de “campeão do clima”.
“Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (…). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade”, diz o texto.
“Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior”.
Outros nomes
A Time também escolheu nomes como:
- O rei Charles III, que assumiu a coroa do Reino Unido após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado;
- O escritor Salman Rushdie, o autor de “Versos Satânicos” esfaqueado em um evento em Nova York em agosto de 2022, anos depois de o então líder do Irã emitir um pedido de morte a ele;
- O ator Pedro Pascal
Fonte: G1