ARACAJU/SE, 31 de outubro de 2024 , 8:25:43

logoajn1

Macron vence Le Pen e é reeleito presidente na França

O atual presidente Emmanuel Macron foi eleito na França neste domingo (24), em segundo turno contra a candidata de direita Marine Le Pen, repetindo os resultados das eleições de 2017, quando ambos travaram a mesma disputa.

As informações são de projeções divulgadas pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop). Segundo o Ifop, Macron tem 58% dos votos, enquanto Le Pen ficou com 42%.

O Ipsos-Sopra Steria também aponta uma vitória de Macron, com 58,2% dos votos. Le Pen teria, segundo o instituto, 41,8%.

Pesquisas de opinião dos últimos dias apontavam uma liderança sólida e ligeiramente crescente para Macron, com analistas dizendo que Le Pen – apesar de seus esforços para suavizar sua imagem e atenuar algumas das políticas de seu partido– permanece intragável para muitos.

A vitória do centrista e pró-União Europeia Macron seria comemorada por aliados como um alívio para a política mais convencional e tradicional da França, que foi abalada nos últimos anos pela saída do Reino Unido da União Europeia, a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016, e a ascensão de uma nova geração de líderes nacionalistas.

Macron se juntará, se confirmada a vitória, a um pequeno clube — apenas dois presidentes franceses antes dele conseguiram garantir um segundo mandato.

Mas sua margem de vitória parece ser mais apertada do que quando derrotou Le Pen pela primeira vez, em 2017, destacando que muitos franceses não se impressionaram com ele e seu histórico político doméstico.

Essa desilusão se reflete nos números de participação, com os principais institutos de pesquisa da França dizendo que a taxa de abstenção provavelmente se estabelecerá em torno de 28%, a mais alta desde 1969.

Com informações de Reuters

Você pode querer ler também