ARACAJU/SE, 25 de outubro de 2024 , 23:30:43

logoajn1

Maria do Carmo destaca programa Criança Feliz

Políticas voltadas ao desenvolvimento na Primeira Infância ganharam destaque no último mês, após o lançamento do programa ‘Criança Feliz’, do governo federal, que tem como objetivo dar assistência a crianças, de zero a três anos, que pertencem a famílias que recebem o Bolsa Família. Para a senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM), o investimento é fundamental e pode ocasionar mudanças significativas no futuro de milhares de crianças no Brasil e no mundo.

 

“Pesquisas ligadas à neurociência já revelaram detalhes do funcionamento cerebral. O cérebro se desenvolve em um processo contínuo, mas o período mais ativo acontece nos primeiros anos de vida, onde o ser humano aprende a planejar, executar uma tarefa e memorizar uma informação. Essa descoberta afeta diretamente o desenvolvimento da criança na Primeira Infância. É preciso uma atenção maior à primeira infância”, ressalta a senadora, lembrando que questões como a falta de nutrição e proteção também podem ter efeitos negativos a longo prazo. “Ao criar as políticas de base, precisamos repensar as vulnerabilidades para entender como as crianças entram na criminalidade, por exemplo”, lembra.

 

Segundo dados publicados na revista científica Lancet, estima-se que 219 milhões de crianças com menos de cinco anos em países de renda baixa e média (como o Brasil) correm o risco de não se desenvolver de forma plena. Parte destas crianças poderá ter, quando adultos, uma renda entre 8% e 19% inferior. “Esses dados provam que os investimentos nestas crianças terão um impacto na economia e, também, no combate à desigualdade”, diz Maria.

A senadora destaca ainda que as pesquisas apontam a necessidade de uma atenção maior aos profissionais (de creche ou professores) ligados diretamente à criança no cotidiano. “É preciso que tenhamos profissionais que deem uma atenção adequada à criança para que haja um desenvolvimento pleno. Essa interação entre crianças e adultos é fundamental, assim como a educação de base. Nos primeiros anos, o bebê/ a criança está atento a tudo e tirando conhecimento disso. É quando a criança experimenta o prazer pelo aprender. Esse é um tema que tenho me aprofundado para criar projetos de leis que garantam políticas voltadas à primeira infância e melhorem a qualidade de nossa educação de base”, afirma Maria do Carmo.

 

Por Arícia Menezes

 

Você pode querer ler também