O vereador Fábio Meireles (Cidadania) advertiu para o perigo que as redes sociais e o “território livre de internet” oferecem, sobretudo, no que se refere à prática de crimes, afetando, principalmente, crianças e adolescentes. O alerta foi feito, ao citar o grande número de estupros contra vulneráveis.
“Temos que chamar a atenção, pois, além da exploração a partir do contato físico, há um crescimento assustador desse mesmo crime nas interações virtuais”, afirmou o parlamentar, ressaltando que isso acontece, geralmente, provocada por um adulto que em posição de poder estabelece esse contato e estimulação sexual para satisfazer aos seus desejos.
De acordo o vereador, os pais muitas vezes não têm controle do conteúdo acessado pelos filhos e nem com quem essas crianças e adolescentes estão estabelecendo contatos. “Essa perda de controle dos pais, tem levados muitos a viverem dissabores”, lamentou.
Fora do campo virtual, Fábio ressaltou que o crime de estupro contra crianças e adolescentes tem crescido muito. “O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado há duas semanas, traz dados estarrecedores”, disse ao citar que dos 180 casos de registrados por dia, 64% atingem meninas menores de 14 anos ou pessoas com distúrbios mentais.
Outros 28% dos crimes são praticados contra meninas com idades entre dez e 13 anos; e quase 17% das vítimas têm de cinco a nove anos.
“O que choca, ainda, mais que 75%dos estupradores são pessoas próximas, dentre eles, pai, avô, irmão, tio. Pessoas que têm o dever moral de cuidar, de proteger, mas que, infelizmente, viram algozes dessas crianças indefesas e sem vozes”, falou Meireles, ao propor união de forças de toda a sociedade, além de uma política pública protagonizada pelos governos das três esferas (federal, estadual e municipal) para se combater o problema.
Fonte: CMA