ARACAJU/SE, 25 de novembro de 2024 , 5:27:10

logoajn1

Ministério da Educação lançará concurso unificado e “Pé-de-Meia” para professores em 2025

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse, nesta quarta-feira (30), que o governo deverá anunciar em novembro um concurso unificado para professores no Brasil. Segundo o ministro, o “Enem dos professores” faz parte de um conjunto de ações para valorizar as carreiras de licenciatura no país.

O chefe do órgão não detalhou a iniciativa, mas afirmou que terá início em 2025 e será por adesão dos municípios e dos estados.

“Agora em novembro, o presidente deverá lançar (esse conjunto de ações) em que um dos pontos é um concurso unificado para professores no Brasil. Claro que vai ser por adesão das redes. Eu acho que é importante a sociedade compreender a importância do reconhecimento da valorização dos professores no nosso país”, declarou a jornalistas durante a reunião ministerial do G20 Educação, em Fortaleza (CE).

O tema é um dos focos da discussão do G20 Educação, que enfrenta a falta de profissionais na área. Segundo dados do Relatório Global de Educação 2023, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), faltam 44 milhões de professores em todo o mundo para atingir a universalização da educação.

No Brasil, a projeção do Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) indica que, só na educação básica, podem faltam 235 mil professores até 2040, pela diminuição de ingresso nas carreiras.

Outra nova iniciativa que fará parte das ações do governo para valorizar professores será o Pé-de-Meia da licenciatura. Segundo o ministro, a ação contribuirá para diminuir o déficit de profissionais na área.

“É para estimular jovens que estão fazendo o Enem, para que eles já possam ingressar na universidade com uma bolsa de apoio”, explicou o ministro.

‘Ceará: Centro Global de Educação’

O Ministério da Educação (MEC) realiza, de 29 de outubro a 1º de novembro, a semana “Ceará: Centro Global de Educação”, em Fortaleza (CE). A capital cearense sedia a reunião de ministros de Educação da terceira e última etapa do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20. Em paralelo, acontece a GEM (Reunião Global de Educação, na sigla em inglês), organizada em parceria com a Unesco.

Os dois encontros promovem debates sobre a educação entre as 20 maiores economias do mundo e organizações multilaterais. A valorização de professores, o conteúdo pedagógico digital e o engajamento entre escola e comunidade são os principais temas do GT sob a presidência brasileira.

Nesta quarta-feira (30), os ministros de Educação dos países do G20 se reuniram para lançar o relatório final do encontro com diretrizes para a área no próximo ano.

Fonte: Poder360

 

Você pode querer ler também