O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, foi recebido pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta terça-feira, 23, em Brasília, para tratar, respectivamente, de parcerias e investimentos para modernização e qualificação do atendimento à população, e da análise de projetos prioritários de infraestrutura do estado que contarão com investimentos do Governo Federal. Os ministros colocaram suas equipes à disposição para novas reuniões destinadas a ajustar questões técnicas e encaminhar as soluções.
Na audiência com a ministra Esther, na sede do ministério, o principal ponto discutido foi a cooperação entre os governos Federal e Estadual para implantação da nova carteira de identidade nacional, com inéditos padrões de segurança, a partir de novembro de 2023. Fábio quer acelerar a disponibilização do novo formato do documento à população da capital e do interior.
“Conversamos com a ministra Esther para identificar no que podemos colaborar para agilizar o processo de emissão da nova identidade em Sergipe. Como parte desse esforço, já está em andamento o concurso para papiloscopistas do nosso Instituto de Identificação, entre outras medidas, e esperamos viabilizar o aporte de recursos federais para antecipar para o quanto antes esse serviço público”, destacou o governador.
Fábio também manifestou o interesse de Sergipe em parcerias para modernização e capacitação de servidores públicos e em acordos de cooperação técnica com o ministério para utilização de construção do observatório de pessoal (com apoio de uma ferramenta da pasta, que apresenta dados estatísticos estruturados, a fim de qualificar ainda mais as decisões do governo sobre pessoas e carreiras do Estado) e para uso da Plataforma de Avaliação de Serviços, para aprimoramento de serviços prestados pela gestão estadual.
Infraestrutura prioritária para o Estado
No Palácio do Planalto, o ministro Rui, o governador Fábio e os respectivos secretários repassaram pontos dos três projetos que Sergipe apresentou ao Governo Federal este ano como prioritários para o Estado:
- A obra do Canal de Xingó, que deve compreender 300 quilômetros de extensão entre Sergipe e Bahia, com a finalidade de levar água para abastecimento humano, a partir do Rio São Francisco, para reforço à rede de abastecimento no interior dos dois estados;
- A construção da ponte interestadual entre os municípios de Neópolis, em Sergipe, e Penedo, em Alagoas, para estimular a economia local e regional e melhoria da qualidade de vida no estado;
- A conclusão da duplicação e da adequação de capacidade da BR-101 entre as divisas do estado com Bahia e Alagoas, e de aumento da capacidade da BR-235 no trecho que liga a capital Aracaju a Itabaiana, no Agreste Sergipano.
As informações são da ASN