ARACAJU/SE, 26 de julho de 2025 , 7:46:20

Moraes é ‘coração pulsante’ de perseguição contra Bolsonaro, diz governo dos EUA

 

Darren Beattie, subsecretário de Estado do governo dos Estados Unidos, afirmou, nessa quinta-feira (24), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é o “coração pulsante” da perseguição contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em publicação no X, o alto funcionário do governo Trump disse que as ações do ministro brasileiro têm restringido a liberdade de expressão no país norte-americano.

Beattie afirmou ainda que “graças ao presidente Trump e ao secretário Marco Rubio”, os Estados Unidos estão “atentos e tomando as providências”.

A mensagem foi republicada em português pelo perfil da Embaixada dos EUA no Brasil.

A declaração ocorre após o ministro afirmar que Bolsonaro descumpriu a medida cautelar de uso das redes sociais, mas não decretou a prisão do ex-presidente. O ministro reafirmou que Bolsonaro poderá ser preso se voltar a descumprir as medidas determinadas pela Corte.

Essa é a segunda vez que um membro do governo americano direciona ataques a Moraes.

Em 18 de julho, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que o ministro, seus familiares e “seus aliados” na corte estariam proibidos de entrar no país.

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e outros aliados do ex-presidente estão em Washington em busca de sanções contra Moraes.

A pressão do governo dos Estados Unidos começou a ter efeitos em 9 de julho, quando Trump anunciou tarifas adicionais de 50% ao Brasil, justificando que Jair Bolsonaro estaria sendo perseguido pelo STF com a colaboração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: EXAME

Foto: Antonio Augusto/Secom TSE

 

 

 

 

 

Você pode querer ler também