Morreu nesta segunda-feira (7), aos 69 anos, o ambientalista, político e poeta Lizaldo Vieira dos Santos. A informação foi divulgada pela presidência do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, do qual ele fazia parte. A causa da morte não foi divulgada.
Além de funcionário da Universidade Federal de Sergipe, ele foi um dos fundadores do Movimento Popular Ecológico de Sergipe (MOPEC), e foi membro da coordenação nacional da Rede de ONGs da Mata Atlântica.
Lizaldo também atuou na política, sendo um dos fundadores do Partido Verde (PV) em Sergipe, e candidato a vereador pelo partido. Desde 1996, se filiou ao Partido dos Trabalhadores onde em 2024 disputou uma cadeira na Câmara de Capela. Ele também era poeta e autor do livro ‘Travessia de um Deserto’, lançado em 2023.
O velório será realizado a partir das 19h no município de Capela, onde o sepultamento está previsto para essa terça-feira (8), às 10h.
Pesar
Através de nota, o senador Rogério Carvalho (PT) destacou que a carreira de Lizaldo. “Foi um grande estudioso, cuja dedicação à causa ambiental e à luta sindical sempre inspirou aqueles que estiveram ao seu lado. Sua atuação firme, ética e comprometida deixa um legado que seguirá vivo na memória de todos que compartilham dos ideais que ele defendeu com tanta paixão”, disse.
Fonte: G1