Morreu nesta sábado (9), o professor João Gomes Cardoso Barreto, aos 90 anos. Ele se sentiu mal na sexta-feira (8), com crises de vômitos, chegando a ser internado no Hospital São Lucas, mas não resistiu. João era servidor aposentado da Assembleia Legislativa, ex-secretário de administração de Aracaju, ex-secretário de estado da Educação.
O sepultamento foi restrito aos familiares em virtude das normas de isolamento definidas no período de pandemia do novo coronavírus.
Trajetória
Nascido em uma tradicional família da pequena Maruim, João Gomes Cardoso Barreto se formou em Administração pelas Faculdades Integradas Tiradentes, foi secretário de Administração no período de 1971 a 1975, durante a gestão do prefeito de Aracaju, Cleovansóstenes Pereira de Aguiar, tendo sido mantido no cargo pelo prefeito João Alves Filho.
Também foi chefe de Gabinete do vice-governador Djenal Queiroz, secretário particular do governador João Alves Filho, com quem também atuou como secretário-Chefe do Gabinete Civil, secretário de Governo e secretário da Educação. Também atuou como secretário particular de dr. João em Brasília, durante o tempo em que foi ministro do Interior.
No segundo governo de João Alves, o professor João Barreto foi novamente secretário da Educação. Na gestão de João Alves Filho de 2003 a 2006, foi membro de alguns Conselhos de Administração, de instituições como Banese, Ipes, Parreiras Horta e Detran.
Ocupou uma cadeira na Academia Sergipana de Letras. Admirado no meio político e literário, era respeitado por aliados e adversários.