ARACAJU/SE, 26 de outubro de 2024 , 1:27:33

logoajn1

Na disputa mais acirrada da história, Edvaldo é eleito prefeito de Aracaju no 2º turno

Agência Jornal de Notícias

Joângelo Custódio

 

Aposta do governador Jackson Barreto (PMDB), Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) foram eleitos prefeito e vice-prefeito da cidade de Aracaju na eleição de segundo turno realizada neste domingo (30), considerada a mais acirrada dos últimos tempos. O comunista derrotou Valadares Filho (PSB) somando 52,11% (146.271 votos), contra 47,89% (134.435 votos) do psbista. Votos brancos chegaram 2,66% (8.563) e nulos 10,16% (32.706). Abstenções somaram 18,94% (75.253).

 

No primeiro turno, a disputa entre os dois também foi bastante acirrada: Edvaldo teve 99.815 votos e Valadares, 98.071, uma diferença de menos de 1%.

 

A diferença entre eles é uma das menores observadas entre dois finalistas de uma eleição municipal desde o fim da ditadura militar e a redemocratização do país. Essa é a segunda vez que acontece segundo turno na capital. A última ocorreu em 1996, entre João Augusto Gama (PMDB) e Ismael Silva (PT). Na época, o peemedebista levou a melhor.

 

"O povo deu a resposta nas urnas", afirmou Edvaldo, após a confirmação da vitória.

 

Edvaldo volta à Prefeitura após deixá-la há quatro anos, quando João Alves derrotou Valadares Filho. Ao lado de Eliane e da histórica parceria com o PT, o maior desafio do comunista será recuperar a credibilidade da política econômica e reconquistar a confiança do povo aracajuano. Outro será resgatar o apoio dos 24 vereadores que foram eleitos em primeiro turno, sendo a maioria oposicionista.

 

Valadares ligou para Edvaldo para cumprimentá-lo pela vitória no segundo turno da eleição.

 

Perfil

 

O ex-prefeito Edvaldo Nogueira, de 55 anos, natural de Pão de Açúcar/AL, ocupa o Executivo Municipal pela terceira vez. Ele não tem ensino superior completo, já que trancou a faculdade de medicina para se dedicar à vida sindical e militância política.

 

Edvaldo chegou a ser vice do então prefeito Marcelo Déda (PT), por dois mandatos seguidos, até ser eleito como prefeito, em 2006. Também atuou como vereador da capital sergipana. Na vaga para vice-prefeita da chapa está a fotógrafa Eliane Aquino, do PT, e viúva do ex-governador Marcelo Déda. A coligação “Pra Aracaju ter qualidade de vida” pela qual faz parte é composta por oito partidos, como PT e PMDB.

Você pode querer ler também