ARACAJU/SE, 16 de janeiro de 2026 , 22:40:49

Na ‘Papudinha’, Bolsonaro vai ter direito a cinco refeições diárias, banho de sol e visitas ampliadas

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido para uma Sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O espaço tem 64,83 m², inclui área externa, permite banho de sol em horário livre, oferece cinco refeições por dia e comporta visitas simultâneas em até três horários diferentes.

A transferência foi determinada nessa quinta-feira (15) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro está preso desde 22 novembro na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.

A nova área destinada ao ex-presidente é maior e mais estruturada do que a sala onde ele estava. Do total de 64,83 m², são 54,76 m² de área coberta e 10,07 m² de espaço externo, com ambientes separados.

O local conta com quarto, sala, cozinha, banheiro com água quente, lavanderia e área externa privativa.

Refeições e rotina diária

Segundo a decisão, Bolsonaro receberá cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. A estrutura também permite preparo e armazenamento de alimentos, com geladeira e armários disponíveis.

O novo espaço também permite banho de sol em área externa exclusiva, horário livre ao longo do dia, instalação de equipamentos para exercícios, como esteira e bicicleta, para fisioterapia e atividade física.

Visitas ampliadas e simultâneas

O local reservado para visitas é descrito como amplo e pode ser usado tanto na área interna quanto externa. As visitas poderão ocorrer em dois dias da semana (quartas e quintas-feiras), em até três horários diferentes por dia: das 8h às 10h; das 11h às 13h; e das 14h às 16h.

O espaço comporta visitas simultâneas, algo que não era possível no local anterior.

A unidade também conta com um posto de saúde, com equipe formada por dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.

Segundo o documento, o atendimento é exclusivo para os presos custodiados nesse núcleo.

Relembre

Bolsonaro foi condenado, em setembro, a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista.

Nos últimos dias, a defesa havia solicitado prisão domiciliar do ex-presidente, mas o pedido foi negado por Moraes. Bolsonaro passou o Natal e o Réveillon internado em hospital particular de Brasília para a realização de procedimentos.

Na semana passada, o ex-presidente voltou novamente à unidade de saúde após uma queda na cela durante a madrugada.

Fonte: R7

 

 

Você pode querer ler também