ARACAJU/SE, 26 de outubro de 2024 , 23:33:43

logoajn1

Netônio Machado assume interinamente a Emsurb no lugar de Mendonça Prado

 

Da redação, AJN1

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o procurador-geral do município de Aracaju, Netônio Machado, como presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) no lugar de Mendonça Prado, o qual foi afastado do cargo pela Justiça. Netônio acumulará as duas funções.

Durante o ato de nomeação, que ocorreu no Centro Administrativo Aloísio Campos, Edvaldo garantiu que os atos realizados pela direção da Emsurb se deram de forma correta e lícita e que a Prefeitura irá recorrer da decisão para reaver o cargo de Mendonça.

“A coleta do lixo em Aracaju sofreu uma deterioração imensa na gestão passada, notadamente nos dois últimos anos, chegando ao ponto de a cidade ficar sem a prestação do serviço. Quando assumimos a Prefeitura, havia um contrato emergencial em curso, firmado pela administração anterior, que se encerraria no dia 6 de março”, discursou o prefeito.

“Então”, continua Edvaldo, “De forma correta e ética, a Emsurb abriu uma concorrência pública para dar continuidade ao serviço. Não foi uma licitação, pois não havia tempo para isso. Infelizmente, este processo terminou enveredando pela via judicial, o que suspendeu o contrato com a empresa vencedora do certame. Além disso, outra decisão prorrogou o contrato atual, com a empresa Cavo por 70 dias. Estas duas questões estão sub judice. Mas temos muita convicção de que a prefeitura agiu de maneira lícita neste processo. A direção da Emsurb, liderada pelo presidente Mendonça Prado, atuou de maneira correta. Podem ter certeza disso”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ainda afirmou que cumpriu rigorosamente a determinação da juíza Valéria Oliveira Lazar Libório, de afastar do exercício das funções dos diretores da Emsurb (mantendo os salários de todos os dirigentes), o que foi integramente cumprido pelo governo municipal.

“Por isso, o procurador Netônio Machado assume provisoriamente o cargo de presidente da Emsurb. Todos conhecem a competência, a capacidade, a inteligência e a integridade ética de Netônio”, destacou Edvaldo Nogueira.

“Adotamos esta posição de afastar a diretoria e colocar Netônio Machado à frente da Emsurb ao tempo que iremos recorrer desta decisão. Não achamos que o embasamento tenha sentido. A prefeitura de Aracaju e a diretoria da Emsurb atuaram de maneira ética, justa, correta, dentro da lei, respeitando todos os preceitos legais de moralidade pública. Vamos recorrer. Mendonça Prado e os demais diretores não cometeram nenhum delito que possa macular suas imagens. Enquanto isso, a Emsurb continuará trabalhando em benefício da população”, destacou.

Já o procurador Netônio Machado garantiu que irá desempenhar a função de presidente da Emsurb com “serenidade e equilíbrio”. “Uma vez que assumimos esta função, temos que corresponder às expectativas que se deseja do papel desempenhado, e é isto que pretendo fazer. Não vejo crise na Emsurb. É preciso serenidade, equilíbrio. Vou me inteirar das situações, fazer um levantamento. Em termos panorâmicos, o nosso sentido é de continuar uma gestão, que será por pouco tempo, sem dúvida, dentro dos princípios basilares da ética, da eficiência e da impessoalidade, pilares que sustentam os meus passos em todas as funções que ocupei até hoje”, disse. Ele informou ainda que a Procuradoria irá adotar as providências no sentido de recorrer da decisão.

 

Você pode querer ler também