Alba de Ailton, candidata do partido MDB, foi eleita, no dia 1º de dezembro, a nova prefeita do município de São Francisco. Com 100% das urnas apuradas, Alba obteve 1.844 votos, o que corresponde a 65,07% dos votos válidos.
O candidato Luan Araújo Cardozo (PSB) conseguiu 34,93% (990) dos votos. A diferença de votos entre a candidata eleita e o segundo colocado foi de 854. O índice de abstenção foi de 12,17%, número que corresponde a 414 eleitores aptos a votar em São Francisco.
O juiz Evilásio de Correia de Araújo Filho, titular da 19ª Zona Eleitoral (ZE), foi a autoridade responsável pela organização do pleito. A sede dessa ZE é no município de Propriá, que também possui jurisdição sobre os municípios de Amparo do São Francisco, Japoatã, São Francisco e Telha.
A eleição suplementar ocorreu devido à chapa majoritária (Altair Santos Nascimento e Manoel Messias Nascimento Araújo), eleita em 2016, ter sido cassada por captação ilícita de sufrágio (compra de voto). Esses candidatos (eleitos em 2016) foram filmados durante a visita à casa das eleitoras popularmente chamadas de “Michelinha” e “Tuta” (mãe da primeira).
A Polícia Militar, como de praxe, fez um excelente trabalho. A eleição transcorreu sem nenhuma intercorrência, tudo na perfeita normalidade: o efetivo militar diferenciado garantiu a ordem no município.
Fonte: TRE/SE