Da redação, AJN1
Candidato à reeleição a Prefeitura de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) ampliou a vantagem sobre a Delegada Danielle Garcia (Cidadania). Os números são da segunda pesquisa Ibope/TV Sergipe divulgados na noite de ontem (22). Edvaldo aparece com 34% das intenções de voto, contra 19% de Danielle Garcia. No levantamento anterior, o atual prefeito estava com 32%, enquanto a delegada tinha 21% das intenções de voto.
A pesquisa também apontou que Rodrigo Valadares (PTB) foi o que mais cresceu nas intenções de voto. Ele saiu de 6% para 10%. Os candidatos Márcio Macêdo (PT) e Georlize Teles (DEM) tiveram uma oscilação positiva de um ponto percentual. Na primeira pesquisa Ibope, os dois candidatos tinham 5% e 3%, respectivamente. Agora estão com 6% e 4%.
Já o candidato Lúcio Flávio (Avante) caiu um ponto percentual. No levantamento anterior tinha 3% e agora aparece com 2%. Quem também oscilou para baixo foram Almeida Lima (PRTB) e o delegado Paulo Márcio (DC). Antes, Almeida aparecia com 3%, agora ficou com 1%. Já o delegado, que tinha 1%, ficou abaixo desse percentual. Alexis Pedrão (PSOL) manteve os 2% da primeira pesquisa. Gilvani Santos do (PSTU) e Juraci Nunes (PMN), a exemplo do levantamento anterior, não atingiram 1% das intenções de voto.
Com relação aos votos brancos e nulos, a pesquisa apontou uma redução. No primeiro levantamento esse índice ficou em 18%, agora está em 15%. Com relação aos indecisos, 6% não responderam ou não sabiam, mantendo o mesmo percentual da pesquisa anterior.
Rejeição
De acordo com a pesquisa Ibope/TV Sergipe, Almeida Lima é o que tem o maior percentual de rejeição com 47%, seguido de Rodrigo Valadares com 31%, Edvaldo Nogueira com 28%, Danielle com 25%, Márcio Macêdo com 22%, Lúcio Flávio com 14%, Paulo Márcio com 13%, Alexis Pedrão com 12, Georlize, Gilvani e Juraci com 11%. Um por cento dos entrevistados revelou que poderia votar em todos e 10% disseram não saber ou preferiram não opinar. Como no quesito rejeição o entrevistado poderia indicar mais de uma resposta, a soma dos fatores apontados é superior a 100%.
2º Turno
A pesquisa também buscou saber as intenções de voto em uma eventual disputa de segundo turno entre Edvaldo e Danielle. Segundo o levantamento, Edvaldo seria reeleito com 47% contra 34%. Brancos e nulos ficaram em 14% e 5% não sabem em quem votar.
A pesquisa encomendada pela TV Sergipe foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SE‐08376/2020, ouviu por telefone 504 eleitores de Aracaju nos dias 20 e 21. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que representa que existe a probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.