Da redação, AJN1
“Infelizmente fui execrada de forma cruel. Uma maldade sem tamanho. Minha vida foi virada de cabeça para baixo. Graças a Deus, a Polícia Federal depois de muito investigar pediu o arquivamento do caso”, disse a ex-prefeita de São Cristóvão, Rivanda Farias (sem partido), em referência a reportagem “Senhores da Fome” do jornalista Roberto Cabrini, no programa Conexão Repórter do SBT, que a acusava de envolvimento em um esquema de fraudes na licitação para fornecimento e distribuição de merenda escolar no município.
Rivanda Farias lembrou que a reportagem foi divulgada em junho de 2015 e preferiu renunciar ao mandato de prefeita para permitir que a PF obtivesse com mais celeridade a quebra dos sigilos bancário e telefônico. “Renunciei para facilitar o processo de investigação. Naquele momento, a prioridade era provar minha inocência, pois não há mandato ou posição política que pague a sua paz”.
“A PF, que é um orgão sério e respeitado, recomendou o arquivamento desse caso, sequer fui indiciada. Isso prova de uma vez por todas que não tive nada haver com o episódio da merenda escolar. Aquele episódio irresponsável que de forma desumana me colocou na mídia de forma ruim em todos os sentidos. Ninguém sabe o que passei nesses anos. Sofria mais pela minha família, pois tinha consciência que não fiz nada de errado”, desabafou a ex-prefeita.
Por conta da reportagem, Rivanda Farias ajuizou uma ação contra o jornalista Roberto Cabrini e a emissora SBT. “Houve a audiência de conciliação, mas não fizemos acordo. Eles apresentaram a defesa e vamos entrar com a réplica”, contou a ex-prefeita. Ela lembrou que o autor de um vídeo feito no aeroporto de Brasília, também foi acionado judicialmente e condenado e a ação está em fase de execução.
“Estava viajando para São Paulo, quando encontrei várias pessoas e uma delas, ao tempo que gravava um vídeo, também dizia coisas orendas a meu respeito. Continuei calada, calma e também filmei a reação dele. Como se acusa alguém de algo que não fez. Judicializamos o caso e ele foi condenado. Fica o aviso para quem quer que seja. Quem tentar denegrir a minha imagem vai responder criminalmente. As ações vão ser uma só, o que vai mudar são os nomes”, asseverou Rivanda Farias.
*Matéria revista para correção de uma declaração da ex-prefeita onde por um erro foi suprimido a palavra não. A declaração correta é: “Houve a audiência de conciliação, mas não fizemos acordo. Eles apresentaram a defesa e vamos entrar com a réplica”, contou a ex-prefeita.