Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Talysson de Valmir, PL, estabelece prioridade no atendimento às pessoas com deficiência na
realização de teste rápido e sorológico para o COVID-19 (Coronavírus), em todos os estabelecimentos públicos no estado de Sergipe. “Há grupos que estão expostos ao risco de contaminação de maneira mais rápida e, por vezes, mais severa. Daí a necessidade de uma atenção especial às pessoas com deficiência”, diz o parlamentar.
Pelo projeto, passa a ter prioridade na testagem para a detecção da Covid-19, este especial grupo de pessoas que estão com queixa de sintomas relacionados à síndromes gripais ou síndrome respiratória aguda. Também fica estabelecido que aqueles com resultado positivo, sintomáticos ou não, estarão submetidos aos mesmos critérios de afastamento para isolamento domiciliar estabelecidos pelos protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde. As instituições públicas deverão providenciar a notificação à Vigilância Epidemiológica.
Talysson explica que a propositura se baseou no exemplo de países que apresentaram melhores resultados na prevenção e mortalidade relacionada a Covid-19, como a Alemanha e a Coreia do Sul, os quais tiveram e têm como principal estratégia, a testagem massiva em todos os indivíduos que apresentarem probabilidade de terem entrado em contato com o vírus, sejam sintomáticos ou não. “No entanto, os kits de testagem não estão sendo utilizados preventivamente, o que reduz sua importância para o enfrentamento da doença, consequentemente, causando danos irremediáveis”, observa.
Preocupado com a disseminação da doença e com os riscos aos quais os grupos de risco estão expostos, Talysson conclama o apoio dos colegas parlamentares na aprovação da propositura, que poderá trazer esperança aos sergipanos.
Da assessoria.