ARACAJU/SE, 1 de novembro de 2024 , 13:35:18

logoajn1

Políticas públicas para a juventude é tema de Seminário

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Juventude, a importância da defesa de políticas públicas voltadas para os jovens e adolescentes foi tema de seminário realizado nesta quinta-feira (15), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O evento foi realizado através de um requerimento apresentado pelo deputado federal João Daniel (PT/SE) e o deputado Leonardo Monteiro (PT/MG), através da Comissão de Participação Legislativa da Câmara. Para os parlamentares, o debate em torno da relação dos jovens com o mundo do trabalho, diante do problema do desemprego no país, buscando proposta para sua solução, com a participação de parlamentares, agentes públicos e sociedade civil é de suma importância.

Segundo o deputado João Daniel, a realização do seminário oportunizou esse debate, num momento tão complicado politicamente no país, mas que precisa que se tenha foco, pois, hoje, o nível de desemprego entre a juventude, até os 29 anos, chega a 27%. “É muito grave a situação econômica do Brasil. Não há nenhuma perspectiva ou projeto por parte do governo federal, que só anuncia desmontes da política econômica, ampliando os problemas sociais”, avaliou o parlamentar, que presidiu o seminário.

O evento fez parte da programação nacional alusiva à Semana da Juventude e teve a participação de jovens de programas de aprendizagem, inclusive sergipanos do programa Jovem Aprendiz Integrado que estavam em Brasília, entidades qualificadoras, parlamentares, entre outros. Para João Daniel, é fundamental ouvir a sociedade, propostas que os próprios jovens tenham a passar aos parlamentares, para que políticas públicas sejam implementadas.

“Precisamos estar debatendo e lutando em defesa do Brasil, seja pela educação, pela cultura, pelo lazer, pelo direito à vida com dignidade. Mas, principalmente neste momento, lutar em defesa da educação pública que está ameaçada”, afirmou. De acordo com o deputado João Daniel, os cortes do governo federal nesta área são absurdos. Ele disse que chegam a mais de 30% em todas as áreas da educação, seja na alfabetização de jovens e adultos, nas universidades públicas e institutos federais e universidades federais seja em todos os programas. “É um momento de retrocesso e o papel da juventude brasileira de todos os cantos desse país de lutar por um Brasil no presente e no futuro, onde todos tenham seus direitos assegurados”, disse.

Fonte: Ascom Parlamentar

Você pode querer ler também