Da redação, AJN1
Políticos e entidades empresariais lamentaram o falecimento do empresário Noel Barbosa, um dos fundadores da rede de supermercados GBarbosa e sócio dos dois maiores shoppings da capital. O empresário tinha 79 anos e morreu por complicações da covid-19, nessa terça-feira (9).
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), usou as redes sociais para lamentar o falecimento do empresário. “Sergipe perdeu hoje um dos maiores empreendedores da sua história, que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome do nosso estado com orgulho para todo o país. Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia da morte de Noel Barbosa, de 79 anos. Noel foi um dos fundadores do grupo GBarbosa, ao lado do seu irmão, Gentil Barbosa, e já estava internado num hospital em São Paulo.”
O prefeito Edvaldo Nogueira decretou, nesta quarta-feira, 10, luto oficial de três dias em Aracaju pelo falecimento do empresário sergipano. “Foi com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento do empresário Noel Barbosa, em decorrência da covid-19. Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva parcela de contribuição no desenvolvimento de Aracaju e de Sergipe. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos, funcionários de seus empreendimentos e admiradores.”
No decreto de nº 6.375, em que declara o luto oficial, o prefeito destaca o legado de contribuições de Noel Barbosa para Aracaju e para Sergipe, com destaque para a carreira empresarial de sucesso.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB), também externou nota de pesar. “Me solidarizo com familiares e amigos neste momento de dor e sofrimento”, diz um trecho da nota.
O senador Rogério Carvalho (PT) disse que Sergipe perde um gênio. “Um homem empreendedor que revolucionou o comércio em nosso estado. Um exemplo de talento, de sucesso, que precisa ser respeitado e celebrado em nossa história. Nossos sentimentos à família, e que Deus conforte aos parentes pela saudade”.
A senadora Maria do Carmo (DEM) também se solidarizou. “Nesse momento de profunda dor e tristeza, rogamos ao Pai que o receba na nova e eterna morada, dando-lhe o devido conforto e consolando os familiares, parentes e amigos. Como empresário, Noel Barbosa construiu uma brilhante história não só em Sergipe. Através dos seus empreendimentos, garantiu a geração de emprego para milhares de pais de família e contribuiu , sobremaneira, para o desenvolvimento de nosso Estado. Siga em paz, seu Noel”.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania) disse que Sergipe perde um dos grandes empresários. “Noel Barbosa, cofundador do GBarbosa, faleceu nesta quarta-feira, vítima da Covid-19. Que Deus possa confortar sua família, amigos e colaboradores. Noel era um empreendedor de sucesso no ramo de supermercado, shoppings e vários outros”.
O deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade) disse que “Sergipe perdeu um grande empreendedor, visionário e pioneiro. Seu legado será sempre lembrado. Vá em paz!”.
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) também utilizou as redes sociais para lamentar a morte de Noel. “É com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do empresário Noel Barbosa, que foi um grande empreendedor ajudando no crescimento do nosso Sergipe. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos.”
Em nota, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) se pronunciou sobre o falecimento de Noel Barbosa. “Sua trajetória empresarial foi destaque ao longo de décadas e trouxe emprego e desenvolvimento econômico para Sergipe. Seus feitos são merecedores de todas as homenagens e honrarias. Por tudo isso, a perda de Noel Barbosa é irreparável para o segmento empresarial”.