Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da capital sergipana, Aracaju, era de 672.614 em 2021. Estudo do próprio IBGE apontou que Aracaju era a capital nordestina com a maior taxa de crescimento geométrico da população, 1,20%, ainda até 1º de julho de 2020. E, justamente por conta desse crescimento populacional, habitacional e do número de veículos que trafegam pelo município, com vistas ao impulsionamento do desenvolvimento econômico, o Governo de Sergipe investirá na construção de uma nova ponte que ligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, na capital.
Para viabilizar a obra estruturante, o governador Fábio Mitidieri, entregou pessoalmente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei que foi aprovado e já sancionado, que possibilitará mais esse investimento para Sergipe. “A construção desta ponte vai promover desenvolvimento socioeconômico, gerar empregos, potencializar a mobilidade urbana e o turismo em nossa capital. A nossa expectativa é que as obras já tenham início no segundo semestre deste ano”, pontuou o governador.
O projeto possibilitará um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão de Aracaju. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, a ponte se estenderá do final da avenida Tancredo Neves até a rua Antônio Maia, localizada na Coroa do Meio. “A ponte vai melhorar a mobilidade urbana em Aracaju, ligando o corredor da Tancredo Neves até o bairro da Coroa do Meio, facilitando o acesso, inclusive, à Orla da Atalaia. O projeto prevê, além da ponte estaiada sobre o Rio Poxim, um elevado na Avenida Beira Mar para facilitar o trânsito em toda região”.
Maior fluidez
Para a profissional de Educação Física Simone Araújo, o investimento diminuirá o trânsito na região, marcada pela expansão imobiliária nos últimos dez anos. A expectativa dela é grande para os benefícios que a obra proporcionará. “Trabalho como personal trainer e rodo muito, assim como os meus colegas. Temos alunos na Zona de Expansão, que cresceu muito, com muitos prédios e academias. Faço justamente esse trajeto e é muito ruim ali, porque o número de carros aumentou muito e o trânsito na ponte próxima ao shopping fica parado. Se for pelo outro lado, do Parque dos Cajueiros, também fica extremamente engarrafado. Com a nova ponte vai ficar perfeito, porque a gente consegue um acesso fácil pelo Inácio, já saindo na Coroa do Meio e Zona de Expansão, vai facilitar muito a nossa vida”, revelou Simone, que por muitos anos morou na Coroa do Meio e atualmente reside no bairro Jabotiana.
A fonoaudióloga Patrícia Sheilla Soares mora no Bairro Atalaia e trabalha no município de Nossa Senhora do Socorro. Na avaliação dela, ter mais uma opção de acesso à região facilitará sua rotina e a do seu filho, que estuda em uma escola no Inácio Barbosa. “A construção da nova ponte que ligará a Tancredo Neves à Coroa do Meio será muito importante, visto que seria mais uma alternativa de acesso ao Inácio Barbosa, contribuindo para desafogar o trânsito, o que auxiliará aos moradores da região, como eu, a se deslocar de forma mais tranquila, sem ter que sair muito cedo de casa”, ressaltou.
Desenvolvimento
A avenida Tancredo Neves é uma das avenidas mais estratégicas da cidade de Aracaju, pelo fato de interligar a BR-235 à Av. Beira Mar, sendo uma via muito utilizada pelos turistas que utilizam o transporte rodoviário. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, explicou que a obra impacta diretamente no desenvolvimento do turismo do estado e parabenizou o Governo do Estado pela medida visionária, que será um marco para Sergipe.
“Essa ponte é muito importante também para o turismo de Sergipe. A maioria dos hotéis associados à ABIH-SE se encontra na Orla da Atalaia e essa ponte vai facilitar, mais ainda, o acesso entre os hotéis e o interior do estado, já que a maioria dos turistas faz passeios, como aos Cânions de Xingó, às praias do litoral sul e litoral norte, e vão utilizar também essa nova ponte, que facilitará o escoamento, tornando mais rápidas as viagens. O governador está de parabéns pela ideia. É uma excelente notícia para o desenvolvimento da infraestrutura do nosso turismo, para a capital e todo o estado”, afirmou.
Investimento
A construção da ponte da Coroa do Meio está prevista entre as ações estruturantes descritas no Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe). O Projeto de Lei, aprovado pela Alese esta semana e sancionado pelo governador Fábio Mitidieri, autoriza o Poder Executivo estadual a contratar operação de crédito que possibilita a construção do viaduto de interseção da Avenida Beira Mar com a Avenida Tancredo Neves, bem como a construção da ponte estaiada sobre o Rio Poxim, no valor de até R$ 300 milhões, junto ao Banco do Brasil, com garantia da União.
Fonte: ASN