Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para pedir, junto à Justiça Eleitoral, o voto em trânsito. Ele permite que pessoas que estejam fora de seus domicílios eleitorais no dia da eleição ainda possam votar. Nesse caso, somente poderá votar em capitais e em municípios com mais de 100 mil eleitores. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro; o segundo, para 30 do mesmo mês.
Em Sergipe, somente Aracaju e Nossa Senhora do Socorro preenchem o requisito. Isso pode acontecer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, até a última quarta-feira (17), mais de 88 mil pessoas solicitaram o voto em trânsito. Para pedi-lo, seja para o primeiro ou segundo turno, é preciso comparecer à zona eleitoral na qual está registrado com um documento com foto. Essa solicitação não pode ser feita pela internet.
Quando se vota em trânsito dentro do próprio estado, é possível votar para todos os cargos (deputado estadual, federal, governador e presidente). Quando se está fora do estado de origem, só é permitido o voto para presidente.
*Com informações TRE-SE e CNN Brasil