Se você não votou ou não justificou a ausência às urnas em relação às últimas três eleições, tem a segunda-feira (6) para regularizar a situação e impedir o cancelamento do título de eleitor. Cada turno é considerado uma eleição.
Em Sergipe, dos 26.035 títulos que poderão ser cancelados, apenas 931 (3,57%) foram regularizados: 544 são títulos de eleitores dos municípios do interior do estado e 387 são de Aracaju.
No país, pouco mais de 3% do total de 2,6 milhões de brasileiros nessa situação compareceram aos cartórios eleitorais, ou seja, apenas 93.702 eleitores (3,5%) evitaram o cancelamento do título.
Para saber a sua situação, consulte o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma simples e gratuita. É necessário buscar a opção “situação eleitoral”, na parte superior esquerda da página principal. Ao preencher o nome completo e a data de nascimento, aparece a indicação regular ou irregular.
Se sua condição estiver irregular, será necessário pagar a multa (por meio de Guia de Recolhimento – GRU, paga em banco autorizado) no valor aproximado de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos), referente a cada eleição, ou seja, se irregular por três eleições, corresponde ao valor de 10,50 (dez reais e cinquenta centavos).Posteriormente, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e apresentar o comprovante de pagamento.
A Justiça Eleitoral permite também que o início do processo de regularização ocorra pela internet. Para tanto, basta seguir o caminho na página do TSE: Eleitor > Serviços ao eleitor > Título de eleitor > Quitação de multas. Após o preenchimento dos dados pessoais, a página possibilitará a emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para a quitação da multa.
Fonte: TRE-SE