Em campanha para tentar se viabilizar candidato à Presidência pelo PSDB, o governador de São Paulo, João Doria, defendeu hoje a privatização da Petrobras. Doria disse que, se eleito, venderá a empresa em lotes.
“Estou disputando as prévias do PSDB. Se eleito presidente da República, vou privatizar a Petrobras. E vamos privatizar em lotes. Não é para fazer uma Petrobras hoje monopolista, pública e estatal para uma Petrobras monopolista privada. Ela será dividida em várias empresas, como é nos Estados Unidos, para que haja competitividade, competição”, afirmou Doria, em entrevista à rádio Itabaiana, de Sergipe.
O tucano criticou a “imposição de preços sobre os combustíveis” e reiterou a defesa pela venda da petrolífera. “Nos Estados Unidos não há aumento no preço toda semana como tem acontecido no Brasil. As empresas competem, precisam ter posição de disputar o preço do combustível e também do gás, e precisam sobreviver no mercado”, disse o governador.
Em campanha pela prévia partidária, Doria usou a entrevista para fazer propaganda das ações de seu governo.
O PSDB realizará a eleição interna em 21 de novembro. Os pré-candidatos devem se inscrever para a prévia até a próxima semana, no dia 20. Por enquanto, além de Doria, devem concorrer o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio.
Fonte: Valor Econômico