Da redação, AJN1
A recém-empossada prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça (PSC) afirmou nesta sexta-feira (7), por meio de nota à imprensa, que não há pratica de nepotismo em sua administração, informação que, segundo ela, foi ventilada sem fundo de verdade.
De acordo com a nota, o que se pode confirmar é que o Ministério Público Estadual (MPSE) expediu recomendação à prefeita para que exonere todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou gratificada, que tenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com a prefeita, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de Gabinete e vereadores.
“A prefeitura de Itabaiana esclarece que a recomendação do Ministério Público é um ato normal de orientação a todos gestores no âmbito da esfera pública, e que cargos políticos secretários estão fora do alcance do nepotismo conforme a sumula vinculada nº13 do Supremo Tribunal Federal (STF). Diante da argumentação de criadores de factoides que tentam confundir a opinião pública, a prefeita Carminha Mendonça, baseada no que diz a lei, mais uma vez, esclarece que “não existe nepotismo na administração”.
Posse
Carminha Mendonça assumiu a Prefeitura no dia 20 de novembro em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores. Ela substitui Valmir de Francisquinho (PR), preso durante a operação “Abate Final” desde o dia 7 de novembro, por suposto envolvimento num esquema de desvio de taxas cobradas pelo matadouro no Município nos últimos três anos. O valor desviado pode ser superior a R$2 milhões.